Trump cancela tarifa de 40% sobre café e carne do Brasil

Por Redação
3 Min

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta quinta-feira (20), a retirada da tarifa de importação de 40% sobre uma série de produtos brasileiros. A lista divulgada pela Casa Branca inclui itens como café, chá, frutas tropicais, sucos de frutas, cacau, especiarias, além de banana, laranja, tomate e carne bovina.

Na ordem executiva publicada pela Presidência dos EUA, Trump afirma que a decisão foi tomada após uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual ambos concordaram em iniciar negociações para resolver as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323. Segundo a publicação, essas negociações ainda estão em andamento e visam uma relação comercial mais equilibrada entre os dois países.

O presidente Trump também levou em consideração informações e recomendações de diversas autoridades que têm monitorado as circunstâncias relacionadas ao estado de emergência declarado no Decreto Executivo 14.323. As recomendações recebidas indicam que “certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional de 40% imposta pelo Decreto Executivo 14.323, uma vez que, entre outras considerações pertinentes, houve um progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil”, destaca a publicação oficial.

A Casa Branca divulgou, em um anexo, a lista de produtos que deixarão de ser afetados pela tarifa de 40%. “Especificamente, determinei que certos produtos agrícolas não estarão mais sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14.323”, explica o documento, acrescentando que, na visão de Trump, “essas modificações são necessárias e apropriadas para lidar com a emergência nacional declarada no Decreto Executivo 14.323”.

O anúncio representa um passo importante para a relação comercial entre os Estados Unidos e o Brasil, uma vez que a retirada da tarifa pode facilitar o fluxo de produtos agrícolas e beneficiar os produtores brasileiros. A expectativa é que, com a continuidade das negociações, outros produtos possam ser incluídos em futuras isenções tarifárias, promovendo um ambiente mais favorável para ambas as economias.

Com informações da Agência Brasil.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso