Salvador se destaca novamente no Prêmio Band Cidades Excelentes

Por Redação
3 Min

Foto: Betto Jr. /Secom

Na noite desta terça-feira (18), Salvador voltou a brilhar no Prêmio Band Cidades Excelentes, ao receber importantes reconhecimentos na edição de 2025, realizada no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O prefeito Bruno Reis representou a capital baiana, que se destacou ao vencer em dois pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Com o intuito de incentivar e valorizar boas práticas de gestão pública, a iniciativa, que chega à sua 5ª edição, fundamenta-se em critérios técnicos do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Além das duas vitórias, Salvador também foi finalista nas categorias de Educação e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. No prêmio Geral Cidade Excelente, a capital ficou com o 2º lugar, competindo entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes.

Bruno Reis enfatizou a relevância das áreas em que Salvador foi reconhecida: “Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: sempre afirmamos que quem não sabe cuidar das contas públicas não pode cuidar das pessoas. Afinal, não adianta ter sonhos e projetos se não existem recursos para colocá-los em prática. A regra de ouro de nossa gestão é gastar menos do que arrecadamos, garantindo assim fundos para investimentos e programas que realmente transformam a vida dos cidadãos para melhor”, afirmou o prefeito.

Além do prefeito, Salvador foi representada pela secretária de Comunicação (Secom), Renata Vidal. O diretor regional da Band Norte Nordeste, Augusto Correia Lima, destacou a missão da premiação ao afirmar: “A Band promove este evento principalmente para compartilhar as boas práticas de gestão pública. Esse é o nosso objetivo. Dividimos com os munícipes e outros municípios o que tem dado certo. Assim, quem se beneficia com isso é o cidadão”, declarou.

Avaliação

O prêmio utiliza o IGMA, um índice desenvolvido pelo Instituto Aquila, uma empresa internacional de consultoria que compila dados oficiais das cidades brasileiras desde 2021. A plataforma aplica conceitos de big data e inteligência artificial para consolidar 72 indicadores em uma única nota final.

Os municípios são avaliados em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Os municípios baianos competem em três categorias, de acordo com o porte populacional, e Salvador participa entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso