O deputado Marcinho Oliveira (PRD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de resolução que visa conceder a Comenda Dois de Julho à secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao estado.
Natural da cidade de Feira de Santana, Roberta Santana possui graduação em Administração e é especialista em Administração Pública, com foco em Planejamento e Gestão Estratégica. Desde 2007, ela vem ocupando diversas funções estratégicas dentro do governo do Estado, tendo assumido a Secretaria da Saúde em janeiro de 2023.
Durante sua trajetória como servidora pública estadual, Roberta Santana exerceu importantes cargos, como assessora de planejamento e gestão na Embasa e na Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb). Ela também atuou como diretora-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e coordenadora da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Além disso, foi diretora-geral da Secretaria da Educação (SEC) e, mais recentemente, ocupou a direção-geral da Secretaria da Saúde (Sesab), antes de ser nomeada chefe de gabinete da pasta, em 2021.
O deputado Marcinho Oliveira enfatizou que Roberta Santana teve um papel fundamental no enfrentamento da pandemia de Covid-19, quando esteve à frente da direção-geral da Sesab. Ela reorganizou a rede de assistência à saúde, reforçando a estrutura das unidades hospitalares para assegurar o atendimento à população durante este período crítico. Em seu trabalho, Roberta também participou do Grupo de Trabalho de Transição Governamental no final de 2022, onde desempenhou um papel significativo na elaboração da proposta de reforma administrativa do Estado, a qual foi aprovada posteriormente pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O parlamentar ainda destacou que, sob a liderança de Roberta Santana, foram anunciadas novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diversos municípios baianos, em um esforço que integra o Programa Mais Atenção Primária. Este programa representa um investimento considerável de milhões de reais na saúde pública do estado. “A atuação da homenageada é marcada por dedicação, resultados e amor ao povo da Bahia”, concluiu Marcinho Oliveira.

