Nelson Leal (PP), deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), anunciou nesta sexta-feira (7) sua decisão de romper com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e se unir ao projeto do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto.
Leal também revelou ter optado por não buscar a reeleição, dedicando-se integralmente à coordenação da campanha de ACM Neto ao governo da Bahia. “O convite de Neto para coordenar a campanha me fez perceber que este é o melhor caminho para o estado. Sua gestão em Salvador foi primorosa e extraordinária, e estou convencido de que ele promoverá a transformação que a Bahia tanto necessita”, afirmou o parlamentar.
Cumprindo seu sétimo mandato consecutivo, o deputado ressaltou que sua decisão foi resultado de uma profunda reflexão sobre o futuro da Bahia. “Estou renunciando à minha candidatura, que seria a oitava vez que disputaria uma eleição. Embora seja decano na Assembleia, escolhi priorizar a coordenação da campanha de Neto, pois acredito que essa é a maneira mais concreta de contribuir para uma verdadeira mudança no estado”, explicou.
Em uma nota, ACM Neto elogiou seu novo aliado, destacando a experiência e a habilidade de Nelson Leal em articulações políticas. “Nelson Leal é um político de vasta experiência, reconhecido em toda a Bahia pela sua liderança. O conheço há muitos anos e sei da sua capacidade de trabalhar em prol do desenvolvimento do nosso estado. Sou muito grato pelo apoio do deputado e estou certo de que sua participação será fundamental nessa caminhada”, afirmou.
A adesão de Leal à coordenação da campanha é vista como um movimento estratégico no cenário político baiano, especialmente por conta de seu bom relacionamento com prefeitos e líderes do interior. A expectativa é que sua experiência traga uma nova dinâmica e fortaleça a campanha de ACM Neto, contribuindo para uma disputa mais acirrada nas eleições que se aproximam.

