Foto: Betto Jr. /Secom
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, marcou presença na noite desta terça-feira (28) na cerimônia de abertura do 20º Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais (CBPM), que acontece até a próxima sexta-feira (31) no Hotel da Bahia by Wish. O evento reúne cerca de mil participantes oriundos de 26 estados e do Distrito Federal.
Esse encontro reúne procuradores, juristas, autoridades do Judiciário, operadores do Direito e especialistas, todos com um objetivo comum: discutir temas diretamente relacionados à gestão dos municípios brasileiros. A organização do evento é realizada pela Associação das Procuradoras e dos Procuradores do Município de Salvador (APMS), pela Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM) e pela Procuradoria-Geral do Município de Salvador (PGMS).
Bruno Reis destacou o papel de Salvador como uma cidade que se consolidou como um importante centro para a realização de eventos de grande porte, não apenas na área jurídica, mas também nos setores de saúde e tecnologia. “Nossa cidade vem se destacando na promoção de grandes eventos em diversas áreas. Isso se deve, em primeiro lugar, ao excelente momento que estamos vivenciando”, afirmou.
O prefeito acrescentou que a capital baiana conquistou um novo posicionamento, tornando-se desejada por brasileiros de todas as partes. “Esses eventos são fundamentais para nossa economia. Praticamente todas as iniciativas do setor jurídico já ocorreram aqui”, completou.
No próximo ano, Salvador também será sede da Convenção Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesta quinta-feira (30), Bruno Reis se reunirá com o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, para discutir os preparativos do evento, que está agendado para novembro de 2026.
O prefeito elogiou a importância do Congresso Brasileiro de Procuradoras e Procuradores Municipais. “Aqui teremos procuradores de vários municípios, com a presença de ministros e palestrantes de diversas regiões do Brasil, discutindo temas relevantes para o trabalho dos procuradores. O apoio da Procuradoria é essencial para as decisões que precisamos tomar”, enfatizou.
Sob o tema “Procuradoria Municipal e Governança Pública: Inovação, Equidade e Sustentabilidade no Século 21”, o congresso contará com uma programação diversificada, incluindo painéis, talk shows, apresentações de cases, lançamentos de livros e um concurso de enunciados. As discussões abordarão tópicos como inovação na gestão pública, constitucionalidade, combate à improbidade, inteligência artificial, equidade de gênero e raça, além do futuro das cidades.
O procurador-geral do Município de Salvador, Eduardo Vaz Porto, ressalta que o congresso reforça a importância estratégica dos procuradores municipais na administração pública. “A vida em sociedade se desenvolve, em grande medida, nos municípios. As prefeituras são as responsáveis por implementar políticas públicas de forma direta, impactando a vida dos cidadãos. Isso evidencia a relevância do papel do procurador municipal”, afirmou.
Programação
Entre os participantes confirmados estão a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vera Lucia Santana; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Teodoro Silva Santos; o ministro do Superior Tribunal do Trabalho, Alberto Balazeiro; a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia; além dos desembargadores Luiz Carneiro (TRT/5ª região), Antônio Adonias (TJ/BA) e Renato Simões (TRT/5ª Região); e o presidente da OAB, Beto Simonetti.
O procurador André Freire, diretor social da APMS, enfatizou a magnitude do congresso como o maior evento da advocacia pública municipal do país. “Este evento é vital para Salvador, que está recebendo 900 congressistas, incluindo representantes de procuradorias de grandes cidades e capitais do Brasil. Serão debatidos temas relevantes para enfrentar os desafios e problemas que as cidades enfrentam”, ressaltou.
A presidente da ANPM, Anne Karole, também comentou sobre a relevância do XX CBPM, que reafirma a importância do encontro anual como um espaço de reflexão, integração e fortalecimento da carreira. “Durante estes dias intensos, teremos palestras, lançamentos de livros, debates sobre enunciados e atividades sociais que não apenas aprimoram a atuação técnica, mas também fortalecem os laços entre procuradoras e procuradores de todo o país”, finalizou, destacando que este é um momento estratégico para compartilhar experiências, definir caminhos de atuação e reafirmar o compromisso da advocacia pública municipal com a segurança jurídica e a sociedade brasileira.

