O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, em Pernambuco, fez história ao se tornar o primeiro presidente octogenário a exercer o cargo no Brasil. Este é o seu terceiro mandato presidencial, após ter governado o país de 2003 a 2006 e, novamente, de 2007 a 2011.
Ao completar 80 anos nesta segunda-feira (27), Lula supera o recorde anterior do ex-presidente Michel Temer, que deixou o cargo aos 78 anos, em 2018. O terceiro presidente mais velho a ocupar o cargo foi Getúlio Vargas, que morreu aos 72 anos durante seu segundo mandato, em agosto de 1954.
Em contraste, o mais jovem a assumir a presidência foi Fernando Collor de Mello, que chegou ao Palácio do Planalto aos 43 anos, mas foi afastado após impeachment em setembro de 1992.
Aniversário no exterior
Durante uma viagem oficial à Ásia, Lula recebeu homenagens. Na Malásia, a celebração ocorreu em um jantar de gala, onde o premiê Anwar Ibrahim ofereceu um bolo em comemoração ao seu aniversário.
Em coletiva de imprensa na Malásia, o presidente expressou sua satisfação com a data. “Estou completando 80 anos de idade no melhor momento da minha vida. Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. Por isso, digo a todos que espero viver até os 120 anos. A partir de hoje, faltam só 40 anos”, afirmou.
Em suas redes sociais, o mandatário brasileiro agradeceu as homenagens recebidas em Kuala Lumpur, a capital malaia. “Finalizo o dia de hoje entre novos amigos e antigos companheiros que encontrei aqui na Malásia. Chefes de Estado do Sudeste Asiático e países convidados fizeram uma bonita homenagem pelo meu aniversário. A todos eles, minha profunda gratidão”, escreveu.
Felicitações
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também fez questão de parabenizar Lula por seus 80 anos, durante um contato com jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho do Japão. “Eu quero desejar feliz aniversário ao presidente. É aniversário dele hoje. Vocês sabiam disso? É um cara muito vigoroso, na verdade. Fiquei muito impressionado. Então, feliz aniversário”, declarou Trump, que teve uma “boa reunião” com o brasileiro no domingo (26).
Ao chegar à 20ª Cúpula da Ásia no Leste, nesta segunda-feira, Lula teve um encontro descontraído com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, que brincou, dizendo que o brasileiro “está fazendo apenas 25 anos”. Lula compartilhou essa conversa em seu perfil oficial no X.
No Brasil, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, enviou suas felicitações, celebrando o 80º aniversário “junto com todos os brasileiros que escolheram a democracia como forma de realizar suas esperanças”.
Vários ministros, como o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, o da Educação, Camil Santana, e o da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também parabenizaram Lula pela data.
Outras personalidades políticas, como o prefeito do Recife, João Campos, também se uniram às congratulações. “Hoje é dia de celebrar os 80 anos de um dos maiores líderes mundiais, de uma história incrível e de uma luta incansável pelo povo brasileiro”, postou em sua conta na plataforma Instagram. Com informações da Agência Brasil.

