Brasil tem um morto por dia em prisões; Nordeste lidera ranking

Por Redação
2 Min
Brasil tem um morto por dia em prisões; Nordeste lidera ranking
Foto: Reprodução

Um levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que em média um preso é morto por dia no Brasil. No ano passado, 372 mortes foram registradas em unidades prisionais de todo o país. Este ano, o dado já está em pelo menos 60, com a chacina ocorrida no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, nos dois primeiros dias do ano.

A taxa de assassinatos nas prisões nacionais é de 58 para cada 100 mil pessoas. O número é superior ao do estado de Sergipe, considerado o estado mais violento em homicídios dolosos com 53,3 mortes a cada 100 mil habitantes, de acordo com o último Anuário Brasileiro de Segurança.

Continua depois da Promoção

Entre os estados brasileiros, a região Nordeste aparece no topo das mortes em prisões em 2016, com 182 casos. O Ceará aparece na liderança, com 48 assassinatos, seguido de Pernambuco (43) e Rio Grande do Norte (31). A Paraíba aparece na quinta colocação, com 20 homicídios, atrás do Pará, que registrou 24. A Bahia ficou na 22ª posição, com sete casos, junto com Acre, Tocantins, Alagoas, Santa Catarina e Distrito Federal.

Em 2016 o único estado que não registrou mortes no sistema penitenciário foi o Espírito Santo. Sergipe (2), Amapá (3) e Mato Grosso (4) aparecem nas últimas posições. Nesta quarta-feira a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes se reuniram para tratar sobre a crise no sistema prisional.

O objetivo da ministra é analisar dados e relatórios sobre as situações dos presídios e discutir o que seria possível fazer diante da segunda maior chacina do sistema carcerário brasileiro, depois da do Carandiru.

Compartilhe Isso
- Advertisement -