banner

Rui Costa anuncia obras da estação de metrô no Campo Grande e VLT em 2026

3 Min

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta sexta-feira (19) que a licitação para a construção da nova estação do metrô no Campo Grande foi finalizada e que as obras estão prestes a ser iniciadas. A informação foi compartilhada durante uma entrevista ao programa Balanço Geral.

“O metrô representa um investimento de grande relevância. Com a finalização da licitação da estação do Campo Grande, as obras terão início em breve. Além disso, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) irá conectar o Comércio, a Calçada e toda a Suburbana até a ilha de São João, em Simões Filho, incluindo também a nova rodoviária em Águas Claras. Dessa forma, Salvador se tornará uma cidade interconectada”, destacou o ministro.

De acordo com Rui Costa, o VLT terá uma extensão de 40 quilômetros, somando-se aos 40 km do metrô, totalizando assim 80 km de transporte público de alta capacidade. O ministro garantiu que os primeiros trechos do VLT começarão a operar já no próximo ano, à medida que as obras forem concluídas.

“Estamos em vias de transformar nossa capital em um lugar moderno, com transporte de qualidade, resultado do investimento realizado pelo governador Jerônimo em parceria com o presidente Lula”, enfatizou Rui Costa.

Ponte Salvador-Itaparica

O ministro também comentou sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica. Ele reconheceu que houve atrasos devido à pandemia e à necessidade de renegociação contratual, mas assegurou que o projeto continua garantido. “Estamos iniciando discussões sobre o canteiro de obras, que deverá ser localizado em Maragojipe, no estaleiro. As peças para a construção serão produzidas naquele local. Os primeiros sinais físicos da obra poderão ser observados já no primeiro semestre de 2026”, revelou.

Essas iniciativas visam não apenas melhorar a mobilidade urbana na capital baiana, mas também promover um desenvolvimento econômico sustentável. A interligação entre as áreas metropolitanas deverá facilitar o acesso aos diversos serviços e oportunidades, beneficiando a população local. Além disso, a expectativa é que esses projetos contribuam para a redução do tráfego e do tempo de deslocamento, criando uma Salvador mais dinâmica e integrada.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso