banner

Alba aprova mudança nas estruturas das Polícias Civil e Militar da Bahia

3 Min

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na última terça-feira (2), uma série de projetos de lei enviados pelo Executivo que visam reestruturar as principais forças de segurança do estado. A votação ocorreu durante uma sessão ordinária, onde a oposição expressou seu descontentamento com os projetos, manifestando voto contrário.

Os projetos de lei de nº 25.898/2025 e 25.899/2025 tratam, respectivamente, da Polícia Civil e da Polícia Militar. As alterações propostas para a Polícia Civil incluem a criação de duas novas Diretorias Regionais. Esse novo arranjo surge da divisão das atuais Diretorias Norte e Leste, e Sul e Sudeste. Com essa mudança, a instituição passará a contar com cinco diretorias: Norte, Leste, Sul, Sudeste e Oeste/Chapada, o que promete melhorar a gestão e a eficiência da polícia nas diversas regiões da Bahia.

Em relação à Polícia Militar, a proposta autoriza a criação de três grandes comandos regionais — localizados em Jequié, Irecê e Alagoinhas. Além disso, o projeto prevê a formação de 13 batalhões e oito Companhias Independentes, com um investimento significativo estimado em R$ 630 milhões. Essa reestruturação visa fortalecer a presença da polícia nas comunidades e otimizar a resposta a situações de emergência e criminalidade.

Outro projeto de lei aprovado foi o de nº 25.920/2025, que amplia as atribuições da Bahiainveste. Com essa nova medida, a empresa ganhará maior autonomia para atuar na prospecção de investimentos e negócios que sejam do interesse público. A expectativa é que essa ampliação contribua para o desenvolvimento econômico e social do estado, atraindo novos investimentos que beneficiem a população baiana.

Os projetos aprovados refletem um esforço do governo estadual em modernizar as forças de segurança e ampliar a capacidade de investimento em áreas estratégicas. No entanto, a oposição questiona a eficácia das mudanças e sua real contribuição para a segurança pública, defendendo que um debate mais profundo sobre essas questões é necessário.

Com a aprovação das novas diretrizes, o governo estadual sinaliza um compromisso com a segurança e o desenvolvimento, buscando alinhar as estruturas das forças policiais com as demandas contemporâneas da sociedade. A implementação dessas mudanças será acompanhada de perto, pois sua eficácia terá um impacto direto na vida dos cidadãos baianos.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso