banner

Ministro Renan Filho anuncia R$ 104,7 milhões para ponte sobre o Rio Jequitinhonha

5 Min

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na quinta-feira (24), de uma reunião virtual com os ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Casa Civil, Rui Costa, para formalizar a assinatura da ordem de serviço que inicia as obras emergenciais e a construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada na BR-101, no município de Itapebi, no Sul da Bahia. O investimento totaliza R$ 104,78 milhões e abrange tanto o reforço paliativo da ponte atual, que teve o tráfego interditado em maio deste ano, quanto a elaboração dos projetos de engenharia e a construção de uma nova travessia ao lado da estrutura existente.

Durante a cerimônia de assinatura, o ministro Renan Filho destacou que os trabalhos terão início imediato, com previsão de entrega da nova ponte em 2026. “Agradeço ao ministro Rui Costa, que, à frente da Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes atue com agilidade na busca de soluções para os problemas enfrentados pelo Brasil, resultantes da falta de manutenção. O teto de gastos limitou significativamente os investimentos no país nos últimos anos, e agora estamos retomando essa trajetória. Precisamos, simultaneamente, realizar novas obras e corrigir deficiências que ficaram sem investimentos no passado”, ressaltou o ministro Renan.

A nova ponte terá uma extensão de 510 metros e contará com faixas duplicadas. O contrato inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. Além disso, a nova ponte será equipada com sensores de vibração, que possibilitarão o monitoramento contínuo do tráfego no local, contribuindo para a avaliação da segurança da estrutura utilizada pela população diariamente.

O ministro Rui Costa parabenizou Renan Filho pelo trabalho desenvolvido à frente do Ministério, ressaltando a aceleração dos investimentos em recuperação de estradas, licitações e concessões. “Estamos prestes a alcançar um número recorde de concessões no governo do presidente Lula. Ficamos muitos anos sem investimentos, inclusive em manutenção. Por isso, é fundamental reconhecer a agilidade do ministro Renan, que já está emitindo ordens de serviço. Com certeza, em um ano, teremos a nova ponte construída e o tráfego plenamente recuperado na estrada, beneficiando todos os municípios do Extremo Sul da Bahia. Vamos continuar trabalhando firme em investimentos em infraestrutura”, afirmou Rui.

Com a assinatura da ordem de serviço, espera-se que as obras avancem rapidamente, garantindo segurança, mobilidade e a plena retomada do tráfego nesse importante eixo viário que conecta o Sul da Bahia ao restante do país. “Quero, mais uma vez, lembrar que a Bahia reconhece e agradece a proposta apresentada pelo ministro Renan. Ele explicou com clareza, houve agilidade na liberação das licenças e essa conquista está acontecendo, algo que poucas vezes vimos na história do Brasil”, enfatizou o governador Jerônimo Rodrigues. A reunião contou ainda com a presença de diversas autoridades, representantes do Governo do Estado e dos ministérios, além de prefeitos locais.

Últimas ações

A ponte atual foi totalmente interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 5 de maio, após uma avaliação técnica que apontou risco estrutural. Desde então, o tráfego na chamada Rota 3 – que liga Itabuna a Eunápolis – foi redirecionado para rotas alternativas, utilizadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.

Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) finalizou a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, permitindo que a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) controle o tráfego local de forma 24 horas. Em 5 de junho, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Renan Filho anunciaram a reabertura parcial da ponte, adotando um sistema de “pare e siga”, exclusivo para veículos leves e vans, medida que entrou em vigor em 18 de junho.

Na Bahia, a BR-101 desempenha um papel fundamental no turismo, facilitando o acesso a diversas praias, cidades litorâneas e pontos turísticos ao longo do trajeto. Além disso, as obras realizadas beneficiarão diretamente o escoamento da produção industrial, incluindo fábricas de grande porte e plantações de eucalipto para as indústrias de celulose e carvão vegetal nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas.

Compartilhe Isso