Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão organizando atos públicos em diversas cidades do Brasil em resposta às recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em Salvador, a manifestação está agendada para este domingo (27), às 9h, no Farol da Barra.
Na capital baiana, a convocação para o protesto foi realizada pelo vereador Cezar Leite (PL), que utilizou as redes sociais para incentivar a participação popular. “A ditadura já começou! Bolsonaro silenciado, contas bloqueadas, opositores perseguidos… Você ainda duvida que vivemos uma tirania? Marcha pela liberdade! Vamos às ruas defender o Brasil!”, afirmou o vereador em sua mensagem.
Essa mobilização ocorre após a imposição de medidas restritivas a Bolsonaro na semana passada, determinadas por Moraes, no âmbito da operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal. As penalidades incluem o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de acessar redes sociais, recolhimento domiciliar noturno, restrições para sair de casa nos fins de semana e limitações de contato com outros investigados, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho.
Além de Salvador, outras cidades também estão se mobilizando para atos semelhantes. Em Brasília, bolsonaristas programaram um buzinaço para esta sexta-feira (25), às 15h, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
A convocação para o buzinaço foi feita pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF), que também gravou um vídeo nas redes sociais. “Depois, a gente vai sair por aí, em todas as passarelas, mobilizar a população. É pela liberdade, Fora Lula e Fora Moraes”, declarou a parlamentar.
Em Santa Catarina, a deputada federal Juliana Zanatta (PL-SC) também conclamou seus apoiadores para um ato em Criciúma. Na segunda-feira (21), uma manifestação semelhante já havia ocorrido em Manaus (AM).