banner

Bahia destaca cinco deputados e dois senadores influentes no Congresso

2 Min

Recentemente, a Bahia se destacou no cenário político nacional, com cinco deputados federais e dois senadores posicionados entre os 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O levantamento foi realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e divulgado nesta sexta-feira (11).

Este ranking, conhecido como “Cabeças do Congresso”, tem como objetivo identificar os parlamentares que exercem uma atuação estratégica dentro do Parlamento. Essa categoria inclui aqueles que lideram debates, articulam votações, dominam negociações ou desempenham um papel significativo na formulação de políticas públicas. O DIAP define esses parlamentares como aqueles que têm a capacidade de estabelecer um contexto propício para a execução de suas funções, seja isoladamente ou em colaboração com outras forças políticas.

Na lista dos deputados baianos, destacam-se os seguintes nomes: Antonio Brito (PSD), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (União Brasil), Léo Prates (PDT) e Paulo Azi (União Brasil).

Léo Prates, que está em seu primeiro mandato na Câmara, expressou sua alegria em relação ao reconhecimento. “Sempre afirmei que, para nós, o caminho é mais longo, e o esforço deve ser dobrado. Porém, tudo vale a pena! Este reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, de um esforço coletivo que representa a luta de muitas pessoas”, disse em nota.

Entre os senadores baianos, Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) se destacam como os mais influentes. Por outro lado, o senador Angelo Coronel (PSD) não foi incluído nesta seleção.

O levantamento também apresenta parlamentares em ascensão, ou seja, aqueles que, segundo o DIAP, estão a caminho de integrar o núcleo estratégico do Congresso. Neste grupo, três representantes da Bahia se destacam: Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB) e Roberta Roma (PL).

Compartilhe Isso