Na última terça-feira (8), durante uma visita a Brasília, o presidente da União Geral dos Trabalhadores na Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, ressaltou a importância do deputado federal Leo Prates (União Brasil), que ocupa a presidência da Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados. Segundo Carvalho, Prates se destaca como um dos principais aliados do movimento sindical no Brasil.
De acordo com Marcelo Carvalho, o parlamentar tem atuado como um interlocutor vital nas discussões sobre pautas trabalhistas, tanto em nível nacional quanto no contexto baiano. “O deputado Leo Prates tem ampliado o debate em torno do trabalho decente em todo o país. Ele tem recebido as demandas da UGT nacional, além das necessidades da UGT Bahia, estabelecendo um relacionamento próximo com o movimento sindical, sempre com um olhar atento e sensível. Ele é um verdadeiro aliado do movimento sindical”, afirmou Carvalho.
Além de presidir a UGT-BA, Marcelo Carvalho também lidera o Sintracap-BA (Sindicato dos Condutores em Transportes Rodoviários de Cargas Próprias do Estado da Bahia) e atua como porta-voz estadual do partido Rede Sustentabilidade. Ele destacou a relevância de ter um deputado à frente de uma comissão tão importante para a Bahia. “Fiquei bastante impressionado com a capacidade de Leo Prates de fazer política voltada à defesa dos trabalhadores e das categorias já existentes. Ele também se empenha em resolver conflitos, sempre buscando o que é melhor para o campo e o mundo do trabalho”, comentou.
Mesmo sem fazer parte do mesmo partido, Marcelo Carvalho elogiou o comprometimento de Leo Prates com pautas de sustentabilidade e a promoção de empregos verdes. “Ele demonstra preocupação com a preservação do meio ambiente e com o fomento da economia verde, o que solidifica seu papel como um parlamentar que compreende os desafios contemporâneos relacionados ao trabalho e à sustentabilidade”, completou.
A reunião contou também com a participação de figuras importantes do movimento sindical, como o secretário-geral da Fenatracap, Jorge Aparecido, o advogado dos comerciários de Belo Horizonte e região, Wagner Luz, e o secretário-geral dos comerciários de BH, Everton Ataíde.