banner

ACM Neto critica falta de políticas públicas para o semiárido em Jacobina

3 Min

Chegando a Jacobina para participar do 14º Encontro do Sertão – Desenvolvimento e Prosperidade, realizado neste sábado (17) na cidade de Ourolândia, localizada no Piemonte da Diamantina, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, fez críticas contundentes à atuação do governo estadual no enfrentamento da seca e no suporte aos pequenos produtores do semiárido baiano. O evento também contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além de diversos prefeitos da região, vereadores e líderes políticos.

Em uma entrevista coletiva, ACM Neto enfatizou a urgência de se discutir o futuro do interior da Bahia, destacando a necessidade de priorizar essa questão na agenda pública. “Este evento favorece o debate sobre o que considero o tema mais relevante do estado, que é como apoiar o pequeno produtor e buscar meios para promover a geração de emprego, renda e, principalmente, uma atividade econômica robusta no interior da Bahia. O semiárido enfrenta uma grave crise hídrica e, lamentavelmente, não observamos uma política pública eficaz do governo do estado para lidar com essa situação”, afirmou.

Além disso, o ex-prefeito criticou a falta de ações efetivas do governo estadual nos últimos anos: “Não vemos uma ação mais contundente em relação a linhas de crédito, microcrédito e apoio técnico e científico para diversificar a produção. Questões estruturais permaneceram sem solução durante os quase 20 anos de governo do PT”, acrescentou.

Para ACM Neto, a carência de investimentos em políticas públicas voltadas para o semiárido baiano resultou na deterioração das condições de vida da população local. “O PT está no poder na Bahia há quase 20 anos e a situação do semiárido só se agravou, sem que fossem tomadas medidas consistentes para enfrentar a seca e, principalmente, para garantir uma nova perspectiva de vida ao pequeno produtor rural e aos agricultores familiares”, reforçou.

O ex-prefeito também ressaltou a importância do encontro em Ourolândia como um espaço de escuta e construção de propostas para transformar a realidade da região. “Este seminário é extremamente importante para estimular o debate e aproximar o poder público das autoridades àqueles que se ressentem, diariamente, da falta de apoio e suporte por parte de seus governantes”, enfatizou.

O 14º Encontro do Sertão reuniu lideranças políticas, especialistas, produtores e representantes da sociedade civil para debater o desenvolvimento sustentável do semiárido, promovendo um espaço significativo para a troca de ideias e elaboração de estratégias que visem a melhoria das condições de vida na região.

Compartilhe Isso