banner

Governador se encontra com empresas chinesas para fornecer peças à BYD

4 Min

Fornecedores de peças automotivas, incluindo itens elétricos, vidros, chassis, amortecedores e outros componentes dos veículos da BYD, se reuniram, nesta quarta-feira (14), em Pequim, com o governador Jerônimo Rodrigues. O objetivo do encontro foi conhecer as condições e oportunidades que o Estado oferece para a instalação de suas operações na Bahia, assim como para integrar o complexo fabril de carros elétricos localizado em Camaçari. Durante mais de quatro horas, os fornecedores assistiram a uma apresentação da Bahiainveste sobre as vantagens de investir na Bahia, além de realizar perguntas, sugerir melhorias e apresentar demandas necessárias para concretizar os investimentos no estado. Questões relacionadas a incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e processos de obtenção de vistos para trabalhadores foram esclarecidas.

“Esse encontro representa um passo significativo para a consolidação da BYD na Bahia. É a prova de que a empresa não será apenas uma revendedora ou montadora de veículos elétricos cujas peças são fabricadas na China, como alguns têm afirmado. Teremos componentes que vão desde partes elétricas até o acabamento do carro sendo produzidos na Bahia. A meta é alcançar até 80% das peças do veículo fabricadas em solo baiano, o que garantirá emprego, renda e desenvolvimento tecnológico em nosso estado”, explicou o governador Jerônimo.

Entre as empresas que se preveem instalar na Bahia estão algumas com alta capacidade tecnológica e que figuram entre as maiores do setor mundial, como a Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas metálicas e plásticas; e a ACG, produtora de vidros. “Essas empresas terão um papel essencial na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil. A BYD continuará incentivando a instalação de outras indústrias na Bahia como parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A BYD planeja iniciar a produção de veículos em sua unidade fabril situada em Camaçari ainda no primeiro semestre de 2025. Segundo o cronograma do projeto, a fábrica operará inicialmente nos regimes CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), importando um volume de peças da China durante o primeiro ano. Esse período servirá para consolidar a chegada das parceiras fabricantes de peças.

Com um investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a fábrica da BYD na Bahia terá uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano, com a possibilidade de dobrar essa quantidade até 2027. Estima-se que o projeto gerará cerca de 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China.

Com 30 anos de atuação, a BYD já se firmou como líder mundial em eletrônicos, energia renovável e veículos de emissão zero. No Brasil, a empresa ocupa atualmente a nona posição no ranking geral de vendas de veículos, liderando o mercado de carros 100% elétricos e híbridos em 2024.

Compartilhe Isso