Registro de caxumba na Bahia chega a 977 casos

Por Redação
2 Min
(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Município (SMS) informou em boletim do último dia 10 que, o número de registros de pacientes com caxumba em Salvador subiu de 22, no ano passado, para 540 este ano. O número é cerca de 24 vezes maior. Em 2016, ainda foram registrados 16 surtos da doença, enquanto em 2015 nenhum surto foi computado.

Continua depois da Promoção

Informações do G1 apontam que, entre os 16 surtos, 11 foram registrados em escolas da cidade. A secretaria adotou estratégias recomendadas para interromper a doença, através de bloqueios com uso da vacina. Os locais onde ocorreram os casos são monitorados e a população foi orientada a procurar as unidades de saúde na ocorrência de novos casos.

A caxumba é uma doença viral aguda, causada pelo vírus Paramyxovirus, que é transmitida de pessoa a pessoa, seja pela via respiratória ou por contato direto com saliva. Os sintomas são febre baixa, aumento das glândulas salivares, calafrios, dores de cabeça, musculares ao mastigar ou engolir, além de fraqueza, são sintomas que também podem estar presentes.

A Secretaria de Saúde (Sesab) informou que foram notificados 977 casos da doença na Bahia neste ano. Além de Salvador, também foram registrados surtos envolvendo 65 pessoas nas cidades de Lauro de Freitas, Muniz Ferreira, Apuarema e Paulo Afonso.

Continua depois da Promoção

Informações Varela Noticias

Compartilhe Isso
- Advertisement -