O ministro da Previdência, Carlos Lupi, que atualmente se encontra em licença como presidente do PDT, manifestou sua preocupação em relação a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante uma conversa via WhatsApp com uma liderança do partido na Bahia. O diálogo, ao qual o Toda Bahia teve acesso, ocorreu no dia 3 de novembro de 2024.
No intercâmbio de mensagens, o ex-presidente do PDT de Irecê, Mauro Barreto, trouxe ao conhecimento do ministro que aposentados estavam enfrentando descontos indevidos em suas folhas de pagamento. “Espero que o senhor adote as devidas providências”, solicitou o pedetista a Lupi.
O ministro respondeu: “Amigo, temos tentado resolver, suspendendo várias, e a PF (Polícia Federal) também está agindo, mas precisamos melhorar muito.” Essa declaração evidencia o comprometimento do governo em enfrentar as irregularidades.
As investigações realizadas pela Polícia Federal revelaram que ao menos 11 entidades associativas estão sob suspeita de realizar descontos indevidos em benefícios destinados a aposentados e pensionistas. As ações da PF se estenderam por diversos estados e resultaram em mandados de busca e apreensão, além de prisões preventivas.
De acordo com os dados coletados durante as investigações, os desvios financeiros ocorreram entre 2019 e 2024 e podem alcançar a impressionante cifra de R$ 6,3 bilhões, conforme as estimativas preliminares.
Em resposta a esse grave problema, o presidente do PDT na Bahia, deputado federal Félix Mendonça Júnior, defendeu a realização de uma “investigação profunda” sobre os acontecimentos, mas expressou confiança na inocência do ministro da Previdência. “Isso é um crime bárbaro, praticado contra aposentados, pessoas idosas que já enfrentam as fragilidades do dia a dia. Trata-se de algo que vinha ocorrendo desde 2019, ou seja, no governo passado. O ministro Lupi está apurando o caso e já havia, inclusive, demonstrado sua preocupação com esses descontos indevidos nas folhas de pagamento dos beneficiários do INSS”, afirmou Félix.
A situação ressalta a urgência de medidas eficazes para coibir fraudes que afetam uma camada vulnerável da população. O comprometimento do governo em investigar e resolver esses problemas é fundamental para restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições responsáveis pela Previdência Social no Brasil.