A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizará, nesta sexta-feira (28), a cerimônia de posse do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), que assume a presidência da entidade. O evento está programado para acontecer a partir das 9h e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Durante a mesma cerimônia, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios (PSD), também tomará posse como presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FecBahia).
Wilson Cardoso, que já acumulou experiências como prefeito reeleito e empresário na área de pecuária, está em seu quarto mandato à frente da administração de Andaraí, localizada na Chapada Diamantina. Aos 73 anos, ele já foi presidente da FECBahia entre 2020 e 2022, período em que liderou significativas conquistas, como a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa de Consórcios Públicos Municipais da Bahia.
A cerimônia de posse não marcará apenas a ascensão de Wilson à presidência da UPB, mas também a inclusão de outros 16 gestores na nova diretoria. Dentre eles, seis integrarão a diretoria executiva e dez farão parte do conselho fiscal, compreendendo tanto titulares quanto suplentes. A nova diretoria executiva será composta por: Beto Pinto (MDB), que atuará como vice-presidente institucional, representando Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), que ocupará a vice-presidência administrativa de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), como 1º secretário de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), que será 2º secretário de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), assumindo a função de 1º tesoureiro de Caém; e Regis Aragão (PP), que será o 2º tesoureiro de Ituberá.
No contexto das eleições para a presidência da UPB, Wilson Cardoso recebeu um apoio expressivo de prefeitos que o incentivaram a concorrer ao cargo. Desde outubro, sua candidatura ganhou destaque, levando outros oito candidatos a desistirem de suas campanhas em favor dele. Com a apresentação de uma chapa única, denominada “União de Verdade”, Wilson será eleito por aclamação para o biênio 2025/2026, marcando uma nova era de liderança na UPB e prometendo continuidade aos avanços em prol dos municípios baianos.