O presidente do PL Bahia, João Roma, esteve presente na manifestação que ocorreu neste domingo (16) no Rio de Janeiro. Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e de outros importantes líderes nacionais, Roma enfatizou que a soberania popular não deve ser desrespeitada em uma democracia.
“Em uma república que se fundamenta nos princípios da independência dos poderes, a liberdade é um direito garantido constitucionalmente aos cidadãos”, declarou o ex-ministro da Cidadania, sublinhando que é “por essa liberdade que nos unimos”. “Viemos aqui para amplificar a voz de uma nação grandiosa, que está cansada de se submeter. Não iremos desistir de lutar por um Brasil livre. Anistia Humanitária Já!”, exclamou Roma.
Manifestantes em diversas cidades da Bahia também se mobilizaram em apoio à anistia dos envolvidos nos ataques à Praça dos Três Poderes, ocorridos em janeiro de 2023. Na capital Salvador, os participantes se concentraram no Farol da Barra. Em Itabuna, um grupo de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro também tomou as ruas em protesto.
Na cidade grapiúna, o presidente do PL Itabuna, Chico França, se fez presente na manifestação. França expressou sua preocupação, afirmando que o Brasil enfrenta uma espécie de governo ditatorial que prende jovens e adultos inocentes. “Em nosso país, os verdadeiros corruptos são absolvidos, enquanto aqueles que lutam por um Brasil melhor permanecem encarcerados”, denunciou.
De acordo com o presidente do PL Itabuna, a população brasileira não aceita essa situação absurda. “Nossa manifestação é uma forma de repúdio a essa maneira de governar o nosso país”, afirmou o líder político, ressaltando a crescente insatisfação da sociedade com a atual administração.
Além das mobilizações, o evento no Rio de Janeiro e as manifestações em várias cidades baianas refletem um movimento mais amplo de descontentamento com as diretrizes do governo atual. Os participantes, que se uniram em prol da anistia e da liberdade de expressão, veem essas ações como essenciais para restabelecer os princípios democráticos no Brasil.
O clamor pela anistia e pela liberdade de expressão ressoa em diferentes partes do país, demonstrando que, apesar das tensões políticas, a busca por justiça e democracia continua a unir cidadãos em prol de um futuro melhor.