O deputado Marcinho Oliveira (União) propôs que a Assembleia Legislativa da Bahia conceda sua mais alta honraria, a Comenda Dois de Julho, ao cantor Leandro Silva de Santana Improta, popularmente conhecido como Léo Santana. Considerado um dos maiores artistas do Brasil, Léo Santana é um grande ícone do pagode baiano e do Carnaval de Salvador. A homenagem visa reconhecer os importantes serviços prestados pelo artista à Bahia.
Léo Santana nasceu em Boa Vista do Lobato, uma área da periferia da capital baiana, e desde cedo sonhou em ser músico, conforme comentou o deputado. Antes de alcançar o sucesso, ele trabalhou como vendedor de frango assado na praia, barman e auxiliar de cabeleireiro. Chegou a montar sua própria barbearia, mas a música sempre foi sua verdadeira paixão. O artista iniciou sua carreira tocando percussão na banda Som Bahia, adotando o nome artístico de Léo Silva. Através de um presente de sua mãe, ganhou um cavaquinho e, posteriormente, começou a tocar pandeiro na banda Simplicidade Maior.
De acordo com o parlamentar, o sonho de Léo Santana sempre foi ser vocalista. Com esse objetivo, ele formou a banda Zair, que mais tarde passou a se chamar Garotos de Programa. Sua trajetória musical o levou à banda Pegadha de Guettho, mas foi na Parangolé que ele conquistou projeção nacional e reconhecimento pelo grande público. Em 2009, juntamente com Nenel, fundador da Banda Parangolé, ele compôs a música “Rebolation”, que se tornou o “hit do verão” daquele ano.
A canção alcançou sucesso internacional, estabelecendo recordes em países como Angola e Portugal. Dessa forma, Léo Santana e a Parangolé foram inseridos no Guiness Book, a renomada publicação que compila recordes mundiais, por terem a música mais tocada globalmente em 2010. “Rebolation” também recebeu o Troféu Dodô e Osmar na categoria de Melhor Música.
Em 2014, sentindo que sua imagem estava consolidada, Léo Santana decidiu lançar sua carreira solo. Com 18 anos de experiência no cenário musical, ele acumula diversos grandes hits, colaborações de sucesso, cinco DVDs e quatro EPs. Nos carnavais de todo o Brasil, especialmente em Salvador, ele arrasta multidões de fãs e admiradores, solidificando sua presença marcante e seu som envolvente, que mistura diversos ritmos, sempre mantendo a essência do pagode baiano.
Marcinho Oliveira também ressaltou que Léo Santana é um artista versátil, explorando ritmos como sertanejo, samba, pagode, funk e piseiro, com músicas que figuram entre as mais tocadas do país. O deputado elogiou a ascensão do artista, destacando sua capacidade de transformar em sucesso tudo que se propõe a fazer. Além disso, Léo Santana tem levado para todo o Brasil e o mundo suas marcas, como o Baile da Santinha, Ilha do GG, os blocos Vem com o Gigante e Nana, além do camarote Mirante do Gigante.
Segundo Marcinho Oliveira, o cantor tem a família como seu principal suporte. Casado com Lorena Improta Nunes Santana, conhecida como Lore Improta, que é dançarina, empresária, apresentadora e digital influencer, Léo Santana é pai da pequena Liz Improta Santana. Este ano, pela segunda vez consecutiva, o casal realizou a Noite da Aclamação, um baile de gala que celebra e aclama a cultura da Bahia, dando início ao Carnaval de Salvador. O evento é de caráter beneficente, em apoio às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).