O governador Jerônimo Rodrigues e o filho do outorgado, Arthur Menezes, entregaram ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia — ALBA, o deputado Adolfo Menezes, a mais alta honraria do Estado da Bahia, a Medalha da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, no grau de Comendador, em uma cerimônia realizada no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, na noite do dia 16 de julho. Além do deputado, outras 21 personalidades/instituições baianas também foram homenageadas.
O chefe do Legislativo estadual expressou sua gratidão ao ser agraciado com a Medalha Dois de Julho, juntamente com instituições renomadas da terra baiana, como o Afoxé Filhos de Gandhy e a Sociedade Protetora dos Desvalidos, e figuras ilustres como os ex-governadores Nilo Coelho e Antônio Imbassahy. Adolfo Menezes ressaltou que a medalha representa a luta pela liberdade e contra qualquer forma de autoritarismo, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos e valores democráticos. Ele também defendeu a transformação da data do Dois de Julho em uma comemoração nacional, contando agora com o apoio do ex-presidente Lula.
A Medalha Libertadores da Bahia foi criada pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, durante o mandato do governador Jaques Wagner, e é representada por uma medalha em três diferentes graus de importância: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.