SAO JOAO
SAO JOAO

Encontro de pré-candidatas da Secretaria de Mulheres do PT Bahia neste domingo.

Por Redação
4 Min

A Secretaria de Mulheres do PT Bahia vai realizar neste domingo (16), no Hotel Fiesta, em Salvador, o Encontro de pré-candidatas para as eleições municipais deste ano. O evento será realizado após a Conferência Eleitoral do PT, que ocorrerá na sexta-feira (14) e sábado (15), também no Fiesta. O Encontro de pré-candidatas terá programação das 09 às 18 horas, com diversos temas, com o objetivo de estimular uma maior participação das mulheres na política e nos espaços de poder, além de preparar as postulantes aos cargos de prefeita, vice-prefeita e vereadora para o pleito de 2024.

A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, espera que esse evento, juntamente com a Conferência Eleitoral, possa ajudar a organizar as pré-candidatas petistas e as chapas das mulheres para a disputa de 2024. “Essa preparação inclui a construção das diretrizes do programa de governo, representando a mesa ‘A Cidade que queremos para as mulheres’, para refletir sobre qual modelo vamos defender na sociedade, pois a eleição não se resume apenas a um debate sobre votos, mas também sobre os rumos que desejamos e as esperanças que temos”, destacou.

Um dos temas que serão abordados no Encontro é a elaboração de estratégias para enfrentar a violência política de gênero, que tende a aumentar durante o período eleitoral, conforme ressaltado por Liliane. “Esse tipo de abuso pode ocorrer tanto por meio das novas tecnologias quanto por manifestações de machismo e patriarcado, que se manifestam através de ações violentas contra as mulheres, tentando constantemente nos colocar à margem do espaço público”, afirmou a secretária, que também destacou a importância de debater coletivamente estratégias para superar e enfrentar a violência política de gênero.

No evento, também serão discutidos os desafios das eleições, com a contribuição de representantes de diversas forças políticas, secretarias municipais, parlamentares e dirigentes que trabalham para promover uma maior participação feminina na política. “Houve um aumento significativo no número de pré-candidaturas em comparação com 2020. Com o projeto Elas por Elas, do PT, esperamos conseguir abordar temas relacionados à formação política e preparação para as eleições, a fim de oferecer acompanhamento e monitoramento às nossas pré-candidatas, visando eleger o maior número possível de mulheres. Assim, fortaleceremos a atuação das mulheres no partido e reforçaremos o papel delas na democracia, pois não há democracia sem a presença e participação das mulheres”, ressaltou.

Liliane também destacou o momento oportuno vivido pelo Brasil e pela Bahia, com as gestões do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, que buscam fortalecer políticas públicas, direitos e cidadania das mulheres. “Isso requer, sobretudo, diálogo, construção e foco nas ações voltadas para a vida das mulheres, que compõem a maioria da sociedade. Nós, do PT, da Secretaria de Mulheres, da Escola Zezéu Ribeiro de Formação Política e da nossa Executiva, estamos totalmente comprometidos em formar novas lideranças, promover um processo de renovação política e apresentar um projeto de transformação nos programas de governo que os petistas desejam para as cidades da Bahia”, concluiu Liliane.

Compartilhe Isso
- Advertisement -