SAO JOAO
SAO JOAO

Jerônimo lança ações de proteção ambiental em todo o estado

Por Redação
6 Min

Desde que assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2023, o governador Jerônimo Rodrigues já visitou 200 cidades da Bahia. Nesta quinta-feira (6), ele esteve em São Desidério, no Território de Identidade da Bacia do Rio Grande, na região oeste do estado, onde lançou ações de preservação do cerrado baiano e de proteção do meio ambiente em todo o estado.

Ontem (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador baiano esteve em Brasília para assinar, ao lado do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o decreto de criação do Monumento Natural Cavernas de São Desidério (Mona). Esta nova unidade de conservação abrange 16 mil hectares e visa preservar as fitofisionomias do cerrado, sistemas flúvio-cársticos, aquíferos em rochas calcárias e sítios arqueológicos importantes, além de proteger parte da bacia do Rio João Rodrigues, afluente do Rio São Desidério, que deságua no Rio Grande, contribuinte do Rio São Francisco.

O governador destacou a importância das ações ambientais realizadas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente: “Nós iríamos fazer essa agenda ambiental separada, quando o Lula nos chamou para participar, ontem, do lançamento de um conjunto de investimentos para o Meio Ambiente no Brasil inteiro, inclusive para a Bahia, inclusive para São Desidério. Isso nos estimulou a fazer uma agenda combinada. Então, no dia 5, em Brasília e, no dia 6, no oeste, uma região simbólica para nós, porque tem a ver com o meio ambiente. Nós queremos criar um ambiente bom para quem investe, para a sociedade e para a comunidade que quer ter água em abundância”.

Em São Desidério, o governador autorizou e deu ordens de serviços para diversas ações voltadas para a proteção e preservação ambiental no estado. Algumas delas foram a publicação da consulta pública para elaboração do Plano Estadual de Meio Ambiente (Pema); do Projeto de Lei que será enviado à Assembleia Legislativa (Alba) para criação do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA); a ordem de serviço para implantação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no município de Barreiras; e autorização para celebração de convênios com sete consórcios públicos intermunicipais para aprimoramento da Gestão Ambiental Municipal. No total, 127 municípios baianos serão beneficiados.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, ressaltou a importância da agenda do dia: “cada município tem que entender a sua atuação, ter seu plano de ação municipal de mudança climática e o Estado como gerenciador. A gente está sinalizando a importância da criação da Unidade de Conservação aqui, em São Desidério, em relação à preservação do cerrado. Nós não só precisamos diminuir o desmatamento, não só precisamos aumentar as ferramentas de comando e controle, nós precisamos ter política pública de preservação, de melhorias”.

No Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie), São Desidério possui 208 cavernas registradas e é o 24º município brasileiro com maior número de cavernas conhecidas. Assim, a criação do Monumento Natural representa um marco na luta pela preservação do cerrado baiano, o que permitirá a proteção de atributos espeleológicos de relevância máxima enquanto concilia a presença das comunidades locais, que poderão manter suas atividades de agricultura familiar e incrementar a renda com o turismo sustentável.

O Monumento Natural Cavernas de São Desidério possui atrações como o Salão Coliseu, o maior salão de caverna conhecido no país, com mais de 25.000 m², localizado na Garganta do Bacupari; o maior lago subterrâneo do Brasil, situado no Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, um hotspot de diversidade da fauna subterrânea; e o Sumidouro do João Baio, com variação regular do fluxo de água, um fenômeno raro em nível mundial. Outros locais de beleza cênica são o Lago Azul, a Gruta do Catão, o Buraco da Sucupira e o Buraco da Sopradeira.

O governador distribuiu 460 mudas de espécies nativas do cerrado aos participantes do evento em São Desidério, plantou mudas de espécies da região, lançou o edital da 2ª Edição do Prêmio Bahia Sustentável, contratou o projeto básico de engenharia para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de São Desidério e autorizou a elaboração de projeto para afaltamento da BA-463, que liga São Desidério a Catolândia, com extensão de 14 km.

O prefeito José Carlos de Carvalho expressou sua satisfação com a presença do governador em São Desidério: “É uma data importante para o município de São Desidério, receber o abraço, receber o calor, estar com o governador no meio do povo e, principalmente, ter o governador ouvindo as nossas demandas. Nós somos o segundo maior município da Bahia em extensão territorial, praticamente do mesmo tamanho do primeiro. É um desafio fazer essa gestão em um município com um agronegócio muito forte, mas que a gente tem uma preocupação ambiental muito grande”.

Compartilhe Isso
- Advertisement -