A Prefeitura Municipal de Cachoeira denunciou tumulto provocado por opositores à gestão durante os festejos cívicos em homenagem à Data Magna da cidade, em 25 de junho, com a Levada dos Paus da Bandeira, realizada no último sábado (1º). O cortejo teve início na Praça da Aclamação, em frente à Câmara de Vereadores, e percorreu os bairros do Caquende e Ponta da Calçada, onde os mastros da Independência são fincados e permanecem até o encerramento das comemorações.
O pré-candidato a prefeito Edson Pereira Filho (PP) e o vereador Zé Luiz (PSD) foram responsabilizados por tumultuar o andamento do desfile.
O evento também marca o início das celebrações em homenagem ao Dois de Julho no Recôncavo Baiano.
Durante o evento, a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga (PT), liderou os festejos, enquanto um grupo político liderado por vereadores de oposição se posicionou de maneira inadequada à frente do Marco Histórico (Pau da Bandeira), impedindo o avanço do cortejo e gerando tumulto e desordem.
Em comunicado, a prefeitura de Cachoeira afirmou que “o ato cívico é um momento de celebração e respeito, dedicado à nossa história e à nossa identidade, e essas atitudes desrespeitam a tradição da nossa cidade, a memória e o patrimônio cultural de Cachoeira”.
Reforçamos nosso compromisso com a ordem, o respeito e a valorização de nossas tradições e convocamos todos os cidadãos e entidades a manterem uma postura de civilidade e respeito em todas as manifestações públicas. Atitudes como as observadas não serão toleradas”, concluiu a nota.
A Levada do Pau da Bandeira marca o início dos festejos cívicos em homenagem à Data Magna da cidade de Cachoeira no dia 1º de junho. O ato simboliza a delimitação do território livre de Cachoeira do jugo de Portugal, após a proclamação pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do príncipe D. Pedro como regente do Brasil em 25 de junho de 1822.