Reunião de Bruno Reis com secretário nacional de Mobilidade aborda financiamento de ônibus pelo PAC

Por Redação
2 Min

O secretário nacional de Mobilidade, Denis Andia, foi reunido nesta terça-feira (21) em Brasília pelo prefeito Bruno Reis para discutir o financiamento para a aquisição dos ônibus selecionados pelo Novo PAC para Salvador. Os veículos serão equipados com motorização Euro 6, que é mais moderna e emite 80% menos poluentes.

A Prefeitura cadastrou a proposta para adquirir 300 novos ônibus, visando ampliar a renovação da frota do sistema de transporte de Salvador. Além disso, a capital baiana teve outra proposta selecionada pelo Novo PAC para a compra de 94 ônibus elétricos.

A gestão municipal já vem adquirindo ônibus com ar condicionado para a frota da cidade. Além disso, para o BRT, a Prefeitura está adquirindo ônibus elétricos. O planejamento é que 30% da frota do modal seja composta por ônibus elétricos.

Os recursos para a aquisição dos veículos pelo Novo PAC serão disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na reunião, foi solicitado pelo prefeito que esse financiamento seja realizado com a Caixa Econômica Federal e, para agilizar o processo, foram articulados procedimentos legais para viabilizar a aquisição. Neste sentido, no ano passado, foi promulgada a Lei nº 9.771/2023, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa.

Tivemos um ótimo diálogo com Denis Andia, o secretário nacional de Mobilidade, e apresentamos essa solicitação para agilizar a aquisição dos novos ônibus com tecnologia Euro 6, que é mais sustentável. Isso vai qualificar ainda mais o nosso sistema de transporte público, proporcionando mais conforto à população e reforçando o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental”, destacou o prefeito Bruno Reis.

Compartilhe Isso
- Advertisement -