Prefeitura entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor na Palestina

Por Redação
4 Min

Mais 100 famílias da comunidade da Palestina têm suas vidas transformadas pelo programa Morar Melhor, com a reforma de suas casas. O prefeito Bruno Reis realizou a entrega na noite desta sexta-feira (10), na presença de autoridades municipais e de moradores da localidade.

Continua depois da Promoção

Essa é a segunda vez que o programa atua na Palestina, totalizando mais de 300 imóveis requalificados pela Prefeitura na região. O Morar Melhor permite que os próprios moradores escolham quais serviços serão realizados, como instalações sanitárias, pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado e esquadrias (portas e janelas).

O prefeito afirmou que a casa é considerada um local sagrado, onde está a família e é algo muito importante. Ele mencionou que, dentre todas as intervenções realizadas para melhorar os bairros, trazendo mais saúde e educação, era necessário um programa que chegasse nas casas. O Morar Melhor tem a capacidade de mudar a vida das pessoas sem que elas precisem mudar de endereço, trazendo qualidade de vida.

Além disso, Bruno Reis destacou outras ações da Prefeitura na região, como a implantação da UPA de Valéria, de uma unidade de ensino, campos, praças, escadarias, nova pavimentação e iluminação em LED. Ele também anunciou que a comunidade da Palestina receberá mais uma etapa do Morar Melhor, com a reforma de mais casas.

Continua depois da Promoção

Ele ressaltou a implantação do Polo de Logística em Valéria, que impulsionará a geração de emprego e renda para toda a região. O prefeito revelou que já há uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) em curso, com estudo em andamento para o setor de logística.

Salvador lidera a geração de emprego no Norte e Nordeste e encontra-se entre os primeiros lugares no país no primeiro trimestre de 2024. A capital baiana já acumula 17.979 novas vagas de emprego nos três primeiros meses do ano, representando um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2023.

A família de Ademir de Araújo Batista e Lorraine Batista foi uma das beneficiadas pelo programa. Eles moram com os filhos Laryssa e Benjamin numa casa que apresentava diversos problemas de infraestrutura. Ademir, que atua como ajudante de pedreiro em uma empresa que executa as obras do Morar Melhor, comemorou a transformação em sua casa. “A casa ficou ótima, agora é outro ambiente. Fez a reforma do banheiro, que era fora de casa e agora é dentro. Colocou portas nos quartos e trocou o telhado. Ficou uma mega casa”, disse ele.

Lorraine também celebrou a reforma do imóvel. “Tinha infiltrações e agora não tem mais. A equipe está de parabéns, foi tudo feito de forma muito cuidadosa”, afirmou ela.

Desde o início de suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já entregou mais de 50 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Os critérios adotados para contemplar o programa incluem a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefes de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional observada no campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -