O padroeiro de Salvador, São Francisco Xavier, recebeu uma homenagem com uma missa solene na Catedral Basílica, no Centro Histórico, na manhã desta sexta-feira (10). A celebração de 338 anos de consagração contou com a presença de vereadores da capital, autoridades, guias de turismo e populares, que também participaram de uma procissão no Terreiro de Jesus.
A santa missa, que marca a data em que o santo foi declarado padroeiro da cidade (10 de maio de 1686), foi presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, o cardeal Dom Sérgio da Rocha, concelebrada por Dom Marco Eugênio, bispo auxiliar, e pelo padre José Abel, cônego da Catedral Basílica. A data também faz referência ao Dia Nacional dos Guias de Turismo.
O arcebispo Dom Sérgio da Rocha destacou a importância da devoção ao santo e pediu à população uma festa mais participativa para o próximo ano. A celebração contou com a presença de padres e diáconos de diversas paróquias de Salvador.
A celebração do padroeiro de Salvador marca a renovação dos votos de fé dos vereadores da cidade. Este ano, estiveram presentes os vereadores Joceval Rodrigues (MDB), Cris Correia (PSDB), Marcelo Maia (DC) e Marta Rodrigues (PT). O ex-presidente do Legislativo Municipal, Gilberto José (1997-2000), também prestigiou a missa.
O vereador Joceval Rodrigues representou o presidente do Legislativo Municipal, Carlos Muniz (PSDB), e foi responsável pela leitura da renovação dos votos ao santo padroeiro. “Apelo aos soteropolitanos para, nesta data especial, recordar toda a importância de São Francisco Xavier para a cidade de Salvador e renovar os votos de devoção ao nosso padroeiro, ao mesmo tempo em que reafirmo o compromisso de representar os anseios do nosso povo, sempre motivado a defender e promover o bem comum e os princípios da justiça e da fraternidade entre os soteropolitanos”, proferiu.
Pedido ao Vaticano
O parlamentar lembrou que Salvador é uma das poucas cidades do mundo em que uma Câmara Municipal teve participação ativa na escolha do padroeiro, inclusive solicitando o título diretamente ao Vaticano.
São Francisco Xavier tornou-se padroeiro da cidade após uma manifestação popular pedir às autoridades locais o envio deste pleito ao papa. Na ocasião, Salvador superou duas pestes e os fiéis atribuíram o fato à intercessão do santo, cuja data de nascimento é celebrada em 3 de dezembro.
O prefeito da capital, Bruno Reis, foi representado pelo diretor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Alan Muniz.