Presidente do TJ-BA assumirá governo da Bahia no sábado

Por Redação
2 Min

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), foi oficialmente confirmada como governadora interina na tarde desta quinta-feira (09). A chefe da Corte baiana assumirá a cadeira do Executivo a partir do próximo sábado (11).

A posse da magistrada está marcada para ocorrer em um ato solene no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 9h.

O nome da desembargadora foi escolhido para ocupar a função devido a uma viagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Europa, onde permanecerá por 10 dias. Originalmente, a transmissão de cargo seria realizada para o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), porém sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador impediu sua nomeação.

Com a impossibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes (PSD), assumir o cargo, a responsabilidade recai automaticamente sobre a chefe da Corte baiana.

O pessedista foi aconselhado por advogados a declinar da oportunidade de governar a Bahia, uma vez que sua esposa, Denise Menezes (PSD), é pré-candidata a prefeita de Campo Formoso e poderia tornar-se inelegível com a ascensão do marido ao cargo.

A presidente do TJ-BA expressou sua surpresa com a notícia e ressaltou a importância de assumir o Executivo baiano durante a ausência de Jerônimo Rodrigues (PT).

“Recebi essa notícia com muita surpresa, mas também com grande responsabilidade e honra. É uma grande responsabilidade ocupar uma função no Executivo, mesmo que de forma temporária. É uma honra representar o Poder Judiciário nesse contexto. Como mulher, vejo isso como um estímulo para que todas possam perceber que também podem alcançar posições de destaque na sociedade”, afirmou a desembargadora.

“A mensagem que posso transmitir, especialmente agora no cargo de governadora, é que todas as mulheres têm a capacidade de trilhar esse mesmo caminho. É necessário ter determinação e empenho, mas é possível alcançar o sucesso”, acrescentou.

Compartilhe Isso
- Advertisement -