Pais dormem na fila para garantir vaga no colégio Ouro Negro em Candeias

Por Redação
6 Min

Uma fila com cerca de 300 pessoas se formou desde a tarde de segunda-feira (21), em frente ao Colégio Estadual Ouro Negro, localizado no centro da cidade de Candeias, para a matrícula dos alunos. A demanda de estudantes ocorre após o fechamento do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças. Mais de 300 alunos serão transferidos para as escolas estaduais do município, entre elas, o Polivalente de Candeias e o Cidade de Candeias. “É complicado a situação dos pais porque não sabemos o que fazer e não tem nenhuma informação. A maioria dos pais que estão aqui é devido a transferência dos alunos da Escola Nossa Senhora das Graças”, disse Lucas Santos, um dos pais de aluno, ao programa Fala Comigo. A direção da Escola Ouro Negro ainda não se pronunciou sobre o assunto.

MATRÍCULAS

As matrículas da rede estadual do ano letivo de 2019 iniciam nesta terça-feira (22), e prossegue até o dia 29 deste mês. O primeiro dia será destinado à transferência dos estudantes da rede estadual. O processo será feito presencialmente em qualquer unidade escolar ou pela internet pelo Portal da Educação. Para fazer a transferência, via internet, o estudante deverá utilizar o Código de Matrícula que ele recebeu na sua escola de origem, ou se dirigir a qualquer escola estadual. O mesmo vale para o estudante cuja escola de origem não oferecerá a série subsequente.

“Amanhã (22), primeiro dia de matrícula, todo aluno que estudou em uma escola da rede estadual em 2018 pode fazer o processo pela internet e também comparecer em uma escola. Nos dias 23 e 24, são os estudantes da rede municipal, dos municípios que fizeram a parceria com a Secretaria, que também podem fazer o procedimento online. A relação desses municípios está disponível no nosso portal. Já os alunos novos, cujo processo inicia dia 25 e vai até 29, só podem fazer a matrícula, comparecendo em uma unidade escolar da rede”, detalhou Eliana Carvalho, diretora de atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado.

Na quarta (23) e na quinta (24), a matrícula será para os concluintes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. A matrícula poderá ser feita em qualquer colégio da rede estadual e via internet para os alunos da capital baiana e de mais 59 municípios, conforme lista abaixo e disponível no Portal da Educação. “Dobramos o número de municípios participantes do processo de matrícula via web, em relação à matrícula do ano passado, quando tivemos somente 26 cidades”, destacou Eliana.

Na sexta-feira (25), a matrícula será para os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros Estados e que passarão a integrar a rede estadual. O processo será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual. Já a segunda (28) e a terça (29) serão reservadas para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros Estados. A matrícula, neste caso, também só poderá ser feita presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, como exemplo Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Por fim, os estudantes com necessidade especial (deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação, com ou sem diagnóstico comprovado) que fizeram a inscrição na pré-matrícula, no mês de novembro, deverão comparecer à unidade escolar indicada no cadastro no dia 31 (quinta-feira) para a entrega da documentação exigida para a consolidação do processo.

Documentação 

Para a efetivação da matrícula, deverão ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.

Em 2019, o ano letivo, que começa 11 de fevereiro e segue até 16 de dezembro, ganhou um reforço com a nomeação de 200 coordenadores pedagógicos e mais de 2000 professores aprovados no concurso público que foi realizado em 2018. Os convocados irão atuar nos 77 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), espalhados pela capital baiana e por outros 26 municípios do estado.

Compartilhe Isso
- Advertisement -