Rascunho automático

Voos para levar médicos cubanos a Havana partem do Brasil a partir desta quinta

Por Redação
1 Min

Crédito da Foto: Agência Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) comunicou que cinco voos para Havana estão previstos para a esta quinta-feira (22/11), sexta-feira (23/11) e sábado (24/11), levando de volta médicos cubanos participantes do Mais Médicos. A previsão é de que, até o dia 12 de dezembro, todos os mais de oito mil médicos que estão no Brasil voltem a Cuba, depois da decisão do país caribenho de sair do programa Mais Médicos.

Continua depois da Promoção

De acordo com a Opas, “alguns dos profissionais da cooperação internacional já começaram a sair dos municípios em direção aos respectivos polos de saída de voo.” O comunicado não diz de que cidades ou aeroportos esses voos deixarão o Brasil.

No último dia 14, Cuba decidiu encerrar a participação no programa, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil. Desde 2013, o país envia profissionais ao Brasil com intermediação da Opas, para atender pessoas em regiões sem cobertura médica.

Compartilhe Isso
- Advertisement -