PF cumpre mandados em Salvador e Feira contra fraude em ‘Seguro Defeso’

Por Redação
3 Min
Arquivo PF

Policiais federais cumprem mandados judiciais em Salvador e Feira de Santana na manhã desta quinta-feira (17). A Operação, denominada Tarrafa, tem como objetivo a desarticulação de uma quadrilha que fazia fraudes milionárias no Seguro Desemprego do Pescador Artesanal – SDPA, também conhecido como “Seguro Defeso”.

Continua depois da Promoção

Segundo a Polícia Federal (PF), os benefícios, investigados na operação, acarretaram pagamentos de mais de quase R$ 1,5 bilhão a solicitantes em 1.340 municípios do país. As investigações apontam o possível envolvimento de 42 servidores públicos. Foram deferidas medidas de busca e apreensão em face de 36 servidores do INSS.

Outros seis servidores da Secretaria de Aquicultura e Pesca, lotados no estado do Pará, além das buscas estão sendo afastados nesta quinta por decisão judicial. Tarrafa, nome da operação, é um equipamento utilizado para a pesca artesanal e que alude ao tipo de benefício que é objeto da ação da organização criminosa.

As investigações começaram em 2020, quando foi constituído Grupo de Trabalho que envolveu a Polícia Federal, Secretaria da Pesca – SAP/MAPA, INSS, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho – SEPT/ME, CAIXA e DATAPREV. Ainda segundo a PF, as ações identificaram diversos elementos de fraudes cometidas na inserção dos dados no Registro Geral de Pescador e, posteriormente, no pedido de deferimento do benefício previdenciário.

Continua depois da Promoção

No curso do trabalho, a Polícia Federal identificou o uso de, ao menos, 102 Certificados Digitais de Identificação fraudulentos expedidos em nome de servidores públicos. A polícia também declarou que a organização criminosa, utilizando destes certificados falsos, conseguiu gerar cerca de 436 mil pedidos de SDPA, envolvendo cerca de 400 mil CPFs e com participação de diversas colônias/sindicatos/associações de pescadores.

Ao todo, são cumpridos 180 mandados de Busca e Apreensão e 35 de prisão preventiva, com a participação de mais de 600 policiais federais. Além da Baha, as ações ocorrem em outras 11 unidades da federação: Pará, de onde a operação foi desencadeada, Maranhão, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins e Piauí.

Compartilhe Isso
- Advertisement -