Suspeito de cometer crime de lavagem de dinheiro em cartéis mexicanos e colombianos é preso na Bahia

0
Crédito da Foto: acervo

Um estrangeiro de 48 anos, com dupla nacionalidade: chinesa e panamenha, cuja identidade ainda não foi divulgada pela polícia, foi preso na cidade baiana de Caetité, a 750 km de Salvador, nesta terça-feira (4/5), após ser apontado como responsável pela lavagem de dinheiro oriundo do tráfico internacional de drogas.

A prisão preventiva do suspeito foi decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com base em representação do Escritório Central Nacional da Polícia Federal no Brasil, fundado no Tratado de Extradição firmado entre Brasil e os EUA.

Segundo a Interpol, em Washington, nos Estados Unidos, o suspeito seria membro de uma organização internacional de lavagem de dinheiro em larga escala, tendo transferido recursos decorrentes do tráfico de drogas nos EUA e Europa para países da América do Sul e Central, e da Ásia.

Mais de novecentos mil dólares teriam sido lavados para carteis mexicanos e colombianos, atuantes no tráfico internacional de drogas, entre abril de 2016 e julho de 2017. O dinheiro, decorrente da venda de drogas, era inserido no sistema bancário dos EUA e, posteriormente, transferidos para contas em Hong Kong, controladas pelo suspeito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange