Caravana da Justiça leva cidadania, saúde e diversos serviços a Candeias

Por Redação
3 Min
Caravana da Justiça Social oferece serviços a moradores de Candeias
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Os moradores de Candeias receberam nesta sexta-feira (19) a Caravana da Justiça Social, projeto da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) que leva serviços de saúde, assistência social e jurídica, cidadania, educação, cultura, esporte, lazer e muitas outras atividades gratuitas. O evento foi realizado no Colégio Estadual Polivalente e foi bem disputado pelos moradores, que procuraram, em sua maioria, pelos serviços de emissão de documentos como RG, CPF, Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho. “Este é um programa do Pacto pela Vida que visa oferecer ao cidadão uma série de serviços para melhorar sua vida. Mostra o Estado chegando perto do cidadão”, disse o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

O trabalhador autônomo, Aderivaldo Santos aproveitou a presença da Caravana na cidade para pegar o cartão do Passe Livre do filho, que é portador de deficiência auditiva. O jovem de 19 anos estuda em Salvador e, por lei, tem direito à gratuidade no transporte intermunicipal. “É um benefício que ajuda muito a reduzir os custos”, disse o autônomo, que também destacou a facilidade de pegar o cartão durante o evento. Para solicitar o Passe Livre Intermunicipal, é preciso seguir procedimentos disponíveis no site da SJDHDS.

Muita gente aproveitou para tirar uma nova carteira de identidade. Dalva Santos está desempregada e levou os filhos Tiago e Matheus, de 11 e 14 anos para fazer a segunda e a primeira via do documento, respectivamente. Ela também fez uma nova via do próprio RG. “Além de ser mais perto de casa, aqui a segunda via é gratuita”, explica Dalva.

Caravana da Justiça Social oferece serviços a moradores de Candeias
Foto: Carol Garcia/GOVBA

De acordo com o coordenador do Instituto de Identificação Pedro Melo, entidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública, Antônio Sande, serão emitidos 150 novos documentos durante a ação, com isenção da taxa de R$35,20. “Viemos facilitar a vida da população que não vai precisar sair do seu bairro para acessar o serviço. Esses RG´s serão entregues no SAC Candeias, no prazo de 30 dias”, afirma Sande.

A Caravana da Justiça de Candeias é a segunda de uma série que pretende passar por todos os Territórios de Identidade da Bahia. A próxima parada será em Senhor do Bonfim.

Compartilhe Isso
- Advertisement -