Operação Território Livre: Polícia e Ministério Público realizam buscas em três municípios baianos
O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (11), a ‘Operação Território Livre’. A ação ocorreu em conjunto com as Polícias Civil e Militar da Bahia e visou o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Camaçari.
A operação busca aprofundar investigações sobre uma organização criminosa vinculada ao Comando Vermelho (CV). O grupo atuava no controle territorial e econômico da prestação de serviços de internet em Dias D’Ávila.
As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA e pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da PCBA. O grupo operava por meio de ameaças, intimidações e cobranças ilícitas a provedores locais, o que restringia a competição e interferia na prestação de um serviço essencial à população.
A investigação revelou uma estrutura hierarquizada na organização criminosa. O núcleo de liderança, comandado por um indivíduo foragido da Justiça com mandados de prisão em aberto, ditava as diretrizes da atividade ilícita e autorizava ações de violência e intimidação. Embora sua localização seja desconhecida, o líder mantinha influência sobre a execução das ordens através de operadores do esquema.
Os demais membros da organização desempenhavam funções operacionais e financeiras. Eles coordenavam as cobranças ilegais, entravam em contato com as vítimas para transmitir ameaças e gerenciavam a coleta e o repasse dos valores obtidos. A investigação também apura o envolvimento de pessoas do setor de prestação de serviços de internet, que repassavam parte dos lucros à organização, contribuindo para sua continuidade e fortalecimento.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia, incluindo o Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos de Veículos/Apolo, o Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos/Gêmeos e o Batalhão Independente de Policiamento Tático da Região Metropolitana de Salvador (Rondesp RMS).

