Operação Lafayete é deflagrada na Gamboa após morte de policial
Na manhã desta quarta-feira (21), as Forças Estaduais de Segurança Pública realizaram a Operação Lafayete na Gamboa, Salvador. A ação contou com a participação de unidades ordinárias e especializadas da Polícia Militar, que se dedicaram a abordagens, patrulhamento ostensivo e checagem de informações recebidas pelo Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do telefone 181.
Além das atividades policiais, órgãos municipais colaboraram de forma integrada, implementando medidas para o ordenamento do solo na região.
O tenente-coronel Gabriel Neto, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Centro Histórico de Salvador, destacou que a operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate à criminalidade. “Seguiremos combatendo a criminalidade na região com ações integradas e pautadas na legalidade”, afirmou.
A Operação Lafayete foi realizada dias após a morte do capitão da PM, identificado como Salomão, que foi baleado durante uma tentativa de assalto na Avenida Contorno, em frente à Bahia Marina, na última quinta-feira (15). O policial foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, mas não resistiu aos ferimentos.
Durante a ocorrência, um dos suspeitos também foi baleado e morreu no local. Um segundo envolvido conseguiu fugir, e as buscas por seu paradeiro continuam em andamento.
O capitão Salomão era lotado na 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e teve atuação destacada no Batalhão Gêmeos. Após o ocorrido, a Polícia Militar reforçou o policiamento na Gamboa e intensificou as ações preventivas e de investigação na área.

