MPBA realiza operação contra crime organizado em Madre de Deus

Por Redação
2 Min

Operação do MPBA Investiga Fraudes em Licitações em Madre de Deus

O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou, na sexta-feira, dia 12, a ‘Operação Xeque Mater’. A ação investiga uma organização criminosa em Madre de Deus, acusada de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção de agentes públicos.

Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Madre de Deus, São Francisco do Conde, Senhor do Bonfim, Salvador e Lauro de Freitas. Os alvos incluem agentes públicos municipais e empresas do setor de eventos, que teriam sido utilizadas para dar aparência de legalidade às contratações.

As investigações do MPBA revelaram um esquema complexo que simulava competitividade em credenciamentos e pregões eletrônicos. Empresas ligadas a agentes políticos e seus familiares foram beneficiadas, enquanto tentativas de disfarçar a movimentação financeira do grupo criminoso foram identificadas.

Conforme os dados apurados, o líder do grupo é um dos agentes políticos investigados. Entre 2021 e 2023, o grupo direcionou de forma fraudulenta mais de R$ 4,5 milhões em contratos. O MPBA alertou que o montante pode ser ainda maior, uma vez que as empresas continuam a ser contratadas, totalizando R$ 13,9 milhões até abril deste ano.

A operação conta com a colaboração da Polícia Civil, que inclui o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). A Polícia Militar também participa, por meio do Batalhão de Choque.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso