Operação Verão 2025/2026 é Lançada em Salvador com Reforço Policial
A Polícia Militar da Bahia e o Corpo de Bombeiros recebem novos recursos na manhã desta quarta-feira (26) com o lançamento da Operação Verão 2025/2026, realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues no Jardim de Alah, em Salvador. A operação visa intensificar o policiamento durante o período de alta temporada turística.
O governo estadual investiu R$ 46,5 milhões, com R$ 9,2 milhões em ações de prevenção à criminalidade. Mais de 160 novas viaturas e equipamentos foram entregues às forças de segurança, aumentando a capacidade de resposta a emergências. O grupamento aéreo da PM (Graer) demonstrou manobras de rappel aerotático e salvamento aquático.
“A Bahia está se preparando para receber um grande fluxo de visitantes no verão. Nosso objetivo é garantir tranquilidade e segurança para a população e turistas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A operação mobiliza mais de 11 mil policiais e bombeiros em 111 municípios, incluindo cidades estratégicas como Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Feira de Santana. O efetivo total será de 9.500 policiais militares, 1.095 bombeiros e 338 policiais civis, além de profissionais do DPT em regime de serviço extraordinário até abril de 2026.
Equipamentos e Viaturas
No evento, 169 viaturas foram entregues, sendo 128 para a Polícia Militar, seis furgões como Delegacias Móveis da Polícia Civil, cinco bases móveis para o DPT e 30 viaturas para o Corpo de Bombeiros. Além disso, 18 drones serão utilizados pela PM, e o Corpo de Bombeiros recebeu 2.407 novos equipamentos para salvamento aquático, aumentando a capacidade de resposta nas áreas de turismo.
“Estamos ampliando tecnologia, mobilidade e efetivo para oferecer mais proteção à população,” disse o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Delegacias Móveis
A Polícia Civil contará com delegacias móveis em Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras, facilitando o atendimento ao cidadão. O delegado-geral, André Viana, ressaltou a importância de aproximar a polícia das comunidades.
Atuação do DPT e PM
O DPT receberá bases móveis para reforço de perícia, enquanto a Polícia Militar estará presente em áreas estratégicas de 54 municípios. O comandante-geral da PM, coronel Magalhães, reafirmou o compromisso de atuação rápida e próxima nas zonas turísticas.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia recebeu 30 barcos, 37 reboques e 303 roupas de salvamento para atuar em praias e áreas turísticas. O comandante-geral, coronel Aloísio Fernandes, destacou a necessidade de atenção redobrada devido ao aumento no fluxo de pessoas e condições climáticas variáveis.

