Luís Eduardo Magalhães conquista segundo lugar em segurança na Bahia

Por Redação
2 Min

Luís Eduardo Magalhães é a segunda cidade mais segura da Bahia

A cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizada no oeste da Bahia, foi classificada como a segunda mais segura do estado entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. O resultado faz parte do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil 2025, publicado pela plataforma MySide. O estudo analisa os índices de violência em todo o território nacional.

Com uma economia crescente, especialmente no agronegócio, Luís Eduardo Magalhães ocupa a sexta posição na economia baiana. O município ficou atrás apenas de Vitória da Conquista, que lidera o ranking estadual e ocupa a 14ª posição no Nordeste.

O principal critério utilizado no levantamento é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, que é calculada com base em dados do IBGE e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.

O ranking ainda inclui Itabuna, Alagoinhas e Barreiras entre as cinco cidades mais seguras da Bahia. Por outro lado, Porto Seguro ocupa a décima posição, com uma taxa de mais de 60 homicídios por 100 mil habitantes.

O estudo esclarece que o SIM, um sistema nacional de registro contínuo de óbitos em operação desde 1979, utiliza a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), para catalogar as causas das mortes.

No contexto nacional, a Bahia é o 25º estado entre os 27 do Brasil, com uma taxa de 42 assassinatos por 100 mil habitantes. A região Sul é considerada a mais segura do país, seguida pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e, por último, o Nordeste.

Entre as capitais, Salvador apresentou o pior índice de segurança, sendo classificada como a capital menos segura do Brasil, com 57,6 homicídios por 100 mil habitantes, um número que ultrapassa a média estadual.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso