Polícia Militar condenada a 15 anos por execução em Camacan

Por Redação
2 Min

Policial Militar é Condenado por Homicídio em Canavieiras

O soldado da Polícia Militar Reinaldo Elias Santos Aragão foi condenado nesta quarta-feira (22) a 15 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Canavieiras. O tribunal acatou a acusação do Ministério Público da Bahia (MPBA) de crime de homicídio qualificado por meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima. A denúncia foi sustentada pelos promotores do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp).

O MPBA relatou que o PM executou Carlos Henrique José dos Santos no dia 28 de junho de 2023, durante uma abordagem em Camacan, no sul do estado. O primeiro disparo ocorreu em um local ermo, nas proximidades da 2ª Travessa São Francisco, onde o condenado conduziu a vítima a pé. Carlos Henrique estava rendido e desarmado. O segundo tiro foi disparado próximo ao hospital, quando o policial retirou o ferido da viatura e efetuou um novo disparo, tentando, em seguida, forjar a prestação de socorro. A vítima chegou à unidade médica sem sinais vitais, com morte decorrente de hemorragia interna grave.

Na acusação, o MPBA destacou que Reinaldo Elias Santos Aragão agiu intencionalmente para executar o jovem, que possuía passagens policiais. Inicialmente, o caso foi registrado como uma morte decorrente de confronto armado. Entretanto, após denúncias de vizinhos e familiares, a investigação realizada pela Força Correicional Especial Integrada (Force) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) coletou provas que indicavam a execução sumária.

Além disso, o réu também enfrenta ação penal na Vara de Auditoria Militar, acusado de fraude processual por forjar provas relacionadas ao suposto confronto. O júri ocorreu em Canavieiras para garantir a imparcialidade dos jurados, conforme solicitado pelo MPBA e aceito pelo Tribunal de Justiça, que determinou o desaforamento do processo de Camacan. A Justiça ainda decidirá sobre a prisão imediata do PM após a avaliação do recurso da defesa.

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso