Guardas de Salvador ganham folga ao recuperarem celulares roubados

Por Redação
2 Min

Vereador propõe folga para guardas que recuperarem celulares roubados

O vereador David Rios (MDB) protocolou um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Salvador na última sexta-feira (10). A proposta prevê que guardas municipais que recuperarem celulares roubados durante o serviço recebam um dia de folga.

A proposta estabelece que a participação no programa de incentivo não será considerada para efeitos previdenciários nem para cálculos de vantagens remuneratórias. Caberá ao Executivo municipal regulamentar a medida, definindo critérios objetivos para a concessão da folga. Isso inclui a comprovação da recuperação do aparelho, a legalidade da ação, registro formal e entrega do celular ao proprietário.

Segundo David Rios, a iniciativa tem como objetivo incentivar os guardas municipais a atuarem na recuperação de celulares subtraídos. O vereador ressalta que, além do prejuízo material, o crime pode evoluir para casos mais graves, como latrocínio.

Procurada, a Guarda Civil Municipal de Salvador informou que não foi oficialmente comunicada sobre o projeto. Portanto, a corporação não possui elementos suficientes para se posicionar sobre a proposta.

Dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública destacam a relevância da proposta. O relatório aponta que oito celulares são roubados por hora na Bahia. Apenas em 2024, o estado registrou 72.133 casos de furtos e roubos de aparelhos.

Em nível municipal, Salvador e Lauro de Freitas figuram entre as dez cidades brasileiras com maior número de ocorrências. Salvador ocupa a quarta posição, com 1.396,7 celulares subtraídos a cada 100 mil habitantes, enquanto Lauro de Freitas está em quinto, com 1.392 celulares por 100 mil habitantes.

Compartilhe Isso