Polícia Civil da Bahia Prende Suspeito de Assassinato de Líder Quilombola
A Polícia Civil da Bahia prendeu, na manhã desta sexta-feira (12), Josevan Dionísio dos Santos, conhecido como BZ ou Buzuim. Ele é apontado como um dos executores do assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete, ocorrido em agosto de 2023, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.
Considerado um dos criminosos mais procurados do estado, Josevan foi localizado em uma casa no Núcleo Habitacional Rubens Costa, em Simões Filho. Durante a abordagem, equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) cercaram o local. Josevan fez a companheira e dois filhos como reféns, mas se entregou pouco antes das 8h.
No momento da prisão, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, fabricada na Turquia, com a numeração raspada.
Em 2024, Josevan passou a integrar o Baralho do Crime, uma ferramenta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) que lista os criminosos mais procurados. Ele ocupa a carta de número nove de Ouros.
As investigações indicam que Josevan foi um dos responsáveis diretos pela execução de Mãe Bernadete. A ordem para o crime teria sido dada por líderes de uma facção criminosa, incomodados com a atuação da ialorixá na defesa da comunidade quilombola de Pitanga dos Palmares e contra a instalação de pontos de tráfico de drogas em área de preservação ambiental.
O inquérito policial revelou a participação de seis indivíduos no assassinato. Até o momento, cinco já foram presos, enquanto o último suspeito, identificado como Maquinista, permanece foragido.
Além de sua relação com a morte de Mãe Bernadete, Josevan enfrenta acusações de tráfico, roubos e homicídios em Simões Filho e cidades vizinhas. Ele foi encaminhado ao Denarc, passou por exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça.