banner

Polícia realiza mais de 3.700 prisões com sistema facial em 2025

2 Min

Uso do Sistema de Reconhecimento Facial resulta em prisões na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) alcançou 3.702 pessoas capturadas desde seu lançamento em 2019. Entre janeiro e junho de 2025, a tecnologia contribuiu na localização de 1.316 foragidos da justiça. Atualmente, o sistema opera em Salvador e em mais de 80 municípios baianos.

A ferramenta foi empregada durante grandes festivais populares na Bahia, resultando na prisão de 98 foragidos. No Festival Virada Salvador, quatro indivíduos foram localizados e detidos. Durante o Carnaval, 55 foragidos foram identificados por meio das câmeras instaladas nos ‘Portais de Abordagem’ nos principais circuitos de Salvador e no interior do estado.

Na Micareta de Feira de Santana e nos festejos juninos, a tecnologia identificou 13 e 26 criminosos, respectivamente.

Balanço de Janeiro a Junho de 2025

Dos criminosos capturados, 34% eram procurados por dívida de pensão alimentícia. Em seguida, 22% eram buscados por roubo, 13% por homicídio e 10% por tráfico de drogas. Estupradores (6%), procurados por furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2%) completam a lista de presos nos primeiros seis meses de 2025.

Última prisão

Recentemente, as câmeras inteligentes ajudaram na localização de uma foragida da justiça em um ponto de monitoramento na capital. Ela era procurada pelo crime de tráfico de drogas e foi encaminhada para a Polinter.

Aumento no número de prisões

No primeiro semestre de 2025, a integração entre as Polícias Militar e Civil resultou em 11.247 prisões, superando as 9.407 do ano anterior. Esse aumento de 19,6% representou 1.840 prisões a mais em comparação com o mesmo período de 2024.

Com uma média de 62 prisões diárias, 30 lideranças de organizações criminosas foram capturadas, das quais 17 foram localizadas em outros estados. Destacam-se oito prisões de integrantes do Baralho do Crime da SSP, resultado de ações conjuntas entre as forças de segurança estaduais e federais.

Compartilhe Isso