Violência Armada em Salvador e RMS: 101 Mortos em Julho
Salvador e a Região Metropolitana (RMS) registraram 133 tiroteios em julho, resultando em 101 mortes e 30 feridos. Os dados foram divulgados no sétimo relatório mensal do Instituto Fogo Cruzado, que monitora a violência armada na Bahia.
De acordo com o levantamento, 47% dos tiroteios, ou seja, 63 ocorrências, ocorreram durante ações ou operações policiais. Os confrontos entre grupos armados totalizaram seis casos e as perseguições somaram dez. Em seis municípios, dez pessoas foram mortas dentro de residências, com cinco dessas mortes relacionadas a intervenções policiais.
A coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, Tailane Muniz, enfatizou a relevância dos dados em entrevista ao Correio. Ela ressaltou que a falta de transparência dificultava a identificação de tendências de violência armada na Bahia. Muniz afirmou que a construção de políticas públicas eficazes de proteção à população é inviável sem informações de qualidade.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou que, em 2025, as Forças Estaduais e Federais intensificaram o combate ao crime organizado, com um aumento de cerca de 20% nas apreensões de armas. Entre janeiro e julho, aproximadamente 4 mil armas foram retiradas das ruas, incluindo 53 fuzis, resultando em uma média de 20 armamentos apreendidos diariamente.
A SSP reforçou seu compromisso em investir continuamente nas Forças Policiais e em fortalecer ações integradas entre as corporações estaduais e federais no enfrentamento ao crime organizado.
Bairros mais afetados
O relatório do Instituto Fogo Cruzado também destacou os bairros mais impactados pela violência armada em julho.
Confira:
Portão (Lauro de Freitas): 4 tiroteios, 5 mortos
Beiru/Tancredo Neves (Salvador): 4 tiroteios, 2 mortos
Engenho Velho da Federação (Salvador): 4 tiroteios, sem vítimas
Pau Miúdo (Salvador): 4 tiroteios, 2 mortos
São Caetano (Salvador): 4 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido
Engenho Velho de Brotas (Salvador): 3 tiroteios, 1 morto e 1 ferido
Federação (Salvador): 3 tiroteios, 5 feridos