Operação Poeta Combate Organização Criminosa na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quarta-feira (6), a Operação Poeta, visando desarticular uma organização criminosa de atuação interestadual. O grupo é acusado de envolvimento com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a ação resulta de um extenso trabalho investigativo que permitiu mapear a estrutura e o modo de operação do grupo. Os mandados judiciais estão sendo cumpridos em diversas localidades de Salvador, na Região Metropolitana e no interior do estado.
A operação é coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). Um total de 128 policiais civis estão mobilizados na ação. As equipes atuam em conjunto com unidades especializadas, incluindo a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), Polícia Interestadual (Polinter), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).
Essa operação reflete o comprometimento das autoridades em combater o avanço de facções criminosas com ramificações em diversas regiões do estado. A SSP deve divulgar informações adicionais sobre prisões, apreensões e desdobramentos ao longo do dia.