Operação Mute: Apreensões em Penitenciária na Bahia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), deflagrou hoje, 4 de outubro, a 8ª fase da ‘Operação Mute’. A ação ocorreu no Módulo I da Penitenciária Lemos de Brito, localizada em Salvador.
As equipes realizaram buscas em todo o módulo, incluindo revistas nas celas e nos custodiados. O foco principal da operação é a apreensão de celulares que estão na posse dos detentos. Até o momento, as autoridades apreenderam diversos itens, como celulares, fones de ouvido, cabos USB, bases de carregador, chaves de fenda, facas e dinheiro em espécie.
Participaram da operação 45 policiais, incluindo membros dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MPBA. Também estavam presentes agentes da Polícia Penal Federal, da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), que faz parte do Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Seap, além de policiais do policiamento penal ordinário. A operação foi coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e pela Diretoria de Segurança Prisional (DSP).
O objetivo das revistas é impedir que materiais ilícitos e eletrônicos permaneçam na unidade, eliminando a possibilidade de comunicação entre os internos e criminosos externos. A retirada desses itens visa garantir a ordem e a disciplina no sistema prisional, enfraquecendo a atuação de organizações criminosas e, por consequência, reduzindo os índices de violência no Estado da Bahia.