Ex-governador Sérgio Cabral é preso em nova fase da Lava Jato

Por Redação
3 Min
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral - Valter Campanato Arquivo/Agência BrasilValter Campanato Arquivo/Agência Brasil
O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral - Valter Campanato Arquivo/Agência BrasilValter Campanato Arquivo/Agência Brasil

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (17), durante a Operação Calicute. Em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal do Brasil (RFB), a PF investiga o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro. O prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões.

Continua depois da Promoção

De acordo com as investigações, há fortes indícios de cartelização de grandes obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes públicos, entre eles, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, preso em sua residência, no Leblon, bairro zona sul do Rio. Ele é conduzido por agentes federais para a Superintendência da PF, na Praça Mauá, zona portuária da cidade.

Nesta operação, 230 agentes cumprem 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, além de 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Presos

Continua depois da Promoção

Além de Cabral, outras pessoas tinham sido presas até as 8h15.

Presos preventivamente (sem prazo para terminar):
– Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho, ex-governador do Rio
– Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de governo do RJ;
– Hudson Braga, ex-secretário de obras;
– Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação;
– Luiz Carlos Bezerra;
– Wagner Garcia;
– José Orlando Rabelo;
– Luiz Paulo Reis

Presos temporários (com duração de até 5 dias):

– Paulo Fernando Magalhães Pinto, administrador de empresas, foi assessor de Sérgio Cabral
– Alex Sardinha da Veiga
A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, também é alvo de condução coercitiva – quando a pessoa é levada a depor e depois liberada.

Calicute

A Operação Calicute é resultado de investigação em curso na força-tarefa da Operação Lava jato no Estado do Rio de Janeiro em atuação coordenada com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná. O nome da operação é uma referência às tormentas enfrentadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral a caminho das Índias.

Com informações da Agência Brasil

 

Compartilhe Isso
- Advertisement -