Operação Policial Resulta em Mortes de Suspeitos em Eunápolis
Na última sexta-feira (25), um homem suspeito de estar envolvido na fuga de 16 internos do Conjunto Penal de Eunápolis, que ocorreu em dezembro de 2024, foi morto durante uma operação da Polícia Civil na zona rural da cidade. Outro homem, identificado como Leon Caio Castro, também perdeu a vida no confronto.
A ação foi executada pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) em um local conhecido como “assentamento”. Durante a operação, os agentes foram recebidos a tiros. No confronto, ambos os suspeitos foram baleados e, apesar de serem socorridos, não resistiram aos ferimentos.
Na operação, os policiais apreenderam um fuzil calibre 5.56, quatro carregadores, 129 munições, quatro granadas, uma pistola 9 mm, além de um carregador e oito munições do mesmo calibre. A quantidade significativa de armamento indica a gravidade da situação enfrentada pelos agentes.
Leon Caio Castro era considerado um dos autores de um homicídio ocorrido no município no mesmo dia da operação. O nome do outro suspeito, que estava envolvido na fuga do presídio, ainda não foi divulgado pela polícia.
Relembre o caso
Em dezembro de 2024, 16 detentos conseguiram fugir do Conjunto Penal de Eunápolis após a invasão de homens armados, cujo objetivo era libertar Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dadá”, apontado como líder da facção Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Além de “Dadá”, outros presos vinculados à organização criminosa também conseguiram escapar.
Desde a fuga, a polícia já eliminou outros suspeitos envolvidos no incidente em confrontos. Contudo, 15 dos 16 fugitivos continuam foragidos. A ex-diretora do presídio, Joneuma Silva Neres, foi demitida sob a suspeita de ter facilitado a ação criminosa.