A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) empregará cerca de 1.600 policiais e bombeiros no Festival Virada 2025, que terá início nesta sexta-feira (27). O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 1,2 milhão no evento, que será realizado na Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio.
Para garantir a segurança do público, a SSP-BA utilizará câmeras com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares para monitorar tanto as áreas internas quanto externas da festa. Uma plataforma de observação elevada será posicionada em um ponto estratégico.
Além disso, a tecnologia de contagem de público será empregada nos portais de abordagem, a fim de otimizar o trabalho das equipes policiais e de bombeiros.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-BA será ativado, contando com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais. Essa estrutura auxiliará na tomada de decisões e no gerenciamento de ocorrências durante o evento. Diversos órgãos, como as polícias Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Samu, Semop, Semob, entre outros, trabalharão de forma integrada.
A Polícia Militar reforçará o policiamento na área externa da festa, com patrulhas de duas e quatro rodas, equipes de ciclistas e a Cavalaria. As guarnições estarão distribuídas nos Portais de Abordagem e em Postos na área do evento.
A Polícia Civil terá uma Delegacia Especial na Área e reforçará a 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, aumentando as ações de inteligência. O Corpo de Bombeiros empregará equipes na parte interna da Arena, com postos de comando e elevados de observação, além de viaturas disponíveis.
Um posto do Departamento de Polícia Técnica foi instalado na parte interna da festa, com outra equipe de prontidão na sede da instituição.