banner

“Reconhecimento facial e segurança: 1.6 mil policiais no Festival Virada”

2 Min

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) empregará cerca de 1.600 policiais e bombeiros no Festival Virada 2025, que terá início nesta sexta-feira (27). O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 1,2 milhão no evento, que será realizado na Arena Canto da Cidade, na Boca do Rio.

Para garantir a segurança do público, a SSP-BA utilizará câmeras com sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares para monitorar tanto as áreas internas quanto externas da festa. Uma plataforma de observação elevada será posicionada em um ponto estratégico.

Além disso, a tecnologia de contagem de público será empregada nos portais de abordagem, a fim de otimizar o trabalho das equipes policiais e de bombeiros.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP-BA será ativado, contando com profissionais de 19 instituições estaduais e municipais. Essa estrutura auxiliará na tomada de decisões e no gerenciamento de ocorrências durante o evento. Diversos órgãos, como as polícias Civil, Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Samu, Semop, Semob, entre outros, trabalharão de forma integrada.

A Polícia Militar reforçará o policiamento na área externa da festa, com patrulhas de duas e quatro rodas, equipes de ciclistas e a Cavalaria. As guarnições estarão distribuídas nos Portais de Abordagem e em Postos na área do evento.

A Polícia Civil terá uma Delegacia Especial na Área e reforçará a 9ª Delegacia Territorial (DT) da Boca do Rio, aumentando as ações de inteligência. O Corpo de Bombeiros empregará equipes na parte interna da Arena, com postos de comando e elevados de observação, além de viaturas disponíveis.

Um posto do Departamento de Polícia Técnica foi instalado na parte interna da festa, com outra equipe de prontidão na sede da instituição.

Compartilhe Isso