A Receita Federal realizou, ao longo desta semana, a prisão de dois passageiros que estavam tentando embarcar em voos distintos no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, levando cápsulas de cocaína. O primeiro incidente ocorreu no domingo (8), quando um homem tentou viajar para o exterior portando cocaína.
Ele estava prestes a embarcar em um voo com destino a Paris, levando consigo 65 cápsulas da substância ilícita. Já na terça-feira (10), também no Aeroporto Internacional do Galeão, a Receita Federal apreendeu 122 cápsulas da mesma droga com uma passageira brasileira que pretendia seguir viagem para Paris.
Os suspeitos foram identificados após uma análise de gerenciamento de risco realizada pela equipe da Receita Federal. O homem, de 20 anos e natural da Bahia, assim como a mulher, de 19 anos e proveniente de Brasília, foram submetidos a uma revista física. O homem alegou ter engolido as cápsulas com a droga, enquanto a mulher afirmou não ter conseguido engolir as cápsulas.
O homem estava com as 65 cápsulas presas ao corpo, utilizando uma cueca com enchimento para escondê-las. Ele confessou ter também engolido cápsulas de cocaína, alegando ter sido coagido a participar da ação para quitar uma dívida com traficantes de drogas. Posteriormente, o rapaz foi encaminhado a um hospital público para receber tratamento médico e realizar uma lavagem estomacal, procedimento que pode acarretar em morte caso as cápsulas se rompam no estômago. Já a mulher portava 127 cápsulas de cocaína discretamente acondicionadas em suas peças íntimas.
Ambos os passageiros e o material apreendido foram entregues à Polícia Federal, que colaborou na operação em conjunto com a Receita Federal. Os dois indivíduos, cujos nomes não foram divulgados, foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema penitenciário, onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas, que pode acarretar em uma pena de até 15 anos de reclusão.
Com informações da Agência Brasil.