“Caravana Bahia Sem Fogo chega ao Oeste com ação do Governo Estadual”

Por Redação
3 Min

O Governo do Estado, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do programa Bahia Sem Fogo, liderado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), deu início nesta segunda-feira (20) às atividades na região Oeste do estado, com foco na prevenção de incêndios florestais. Um total de 13 cidades serão contempladas.

No primeiro dia da ação, o município de Barra, situado a cerca de 649 km de Salvador, recebeu técnicos, educadores ambientais, bombeiros e brigadistas no Centro Cultural Avelino Freitas. Secretários do município, brigadistas e demais lideranças estiveram presentes em um momento de escuta para troca de informações e uma apresentação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) sobre a importância da prevenção para evitar os incêndios florestais.

O coordenador da Unidade Regional do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Barreiras, o técnico Saul Reis, destacou a importância de trabalhar com a prevenção aos incêndios florestais, enfatizando que a educação é fundamental nesse processo. A Caravana Bahia Sem Fogo também realizou uma ação socioeducativa na Escola Municipal Jonas Araújo, buscando conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção dos incêndios florestais.

O Capitão CBMBA Álvaro Serrão palestrou sobre a importância da prevenção como principal arma no combate aos incêndios florestais, ressaltando a relevância de ações educativas nas escolas e comunidades. Além disso, na comunidade rural Pratos Finos, foram realizadas rodas de conversa para explicar os impactos ambientais causados pelo uso inadequado do fogo no manejo do solo e apresentar estratégias de prevenção.

O biólogo e coordenador da Defesa Civil de Barra, Anderson Braga Nascimento, parabenizou o governo pela presença da Caravana Bahia Sem Fogo na região, destacando a importância das atividades para encontrar soluções que evitem os incêndios florestais. A Caravana seguirá visitando outros municípios na região Oeste, reforçando a rede de conhecimento e ação contra os incêndios.

O Programa Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o CBMBA, a Casa Civil, a Sudec e a Coppa. Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem na maioria da Bahia. O programa vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, nas regiões da Chapada Diamantina e oeste baiano.

Compartilhe Isso